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ROTEIRO DE ENTREVISTA
Informantes: Coordenadores e professores da rede Municipal de Ensino.
Formação:
Tempo de atuação na área de educação:
Tempo de atuação na função (Coordenador ou professor)
Outras experiências
As perguntas que se seguem são comuns aos informantes, independente da função de cada
um, uma vez que os coordenadores, antes de tudo, são professores da rede.
1- Vivemos recentemente um momento com diferentes aspectos na área da gestão municipal
aqui em Cametá. Entretanto, gostaria de me deter no âmbito da gestão da Política Municipal
de Educação intitulada de Escola Caá-Mutá, Escola Cidadã, tendo em vista o eixo temático:
Gestão democrática e participativa. Faça um breve comentário a respeito do projeto e
explicite a sua concepção de gestão democrática.
2-Historicamente o povo cametaense tem sido violentado de todas as formas e, principalmente
em face dos seus direitos sociais, pois a cultura política deste município tem excluído a
grande maioria da população, inclusive do direito de participar. O que representou o Projeto
Político Pedagógico “Escola Caá-Mutá, Escola Cidadã” a partir do principio de gestão
democrática e participativa, considerando a cultura da exclusão já estabelecida?
3-A participação na gestão pública requer o exame de um conjunto de questões que nos
remetem a buscar os parceiros potenciais desse processo, que no caso do poder local envolve:
sociedade, governo, aparelho administrativo, Câmara Municipal, por exemplo. Como a gestão
da Escola Caá-Mutá buscou aderir novos parceiros? E como você participou como um dos
atores sociais nessa gestão de filosofia democrática?
4- A gestão democrática sempre foi uma bandeira de luta da sociedade civil, tendo sido
institucionalizada na Constituição Federal de 1988, tornando-se a partir da década de 1990
muito usual nos discursos governamentais. O Conselho Escolar e o Projeto Político
Pedagógico fazem parte dos mecanismo de democratização da gestão por meio de
“descentralização” como parte desses discursos. Como você viu a atuação desses mecanismos
de deliberação participativas na gestão do governo popular?
5- É de fundamental importância que o governo também se preocupe em perceber a imensa
riqueza das formas de manifestação culturais como parte do processo educacional, pois há no
documento que formaliza a política indício de valorização e resgate da identidade do povo
cametaense. Como você viu a integração desses valores na vivencia curricular adotada pela
Escola Caá-Mutá, Escola Cidadã?
6- No Caderno n° 1 da Escola Caá-Mutá (2003: 16), o próprio prefeito José Quaresma afirma
que “ a educação no Governo popular está se caracterizando pela construção de um novo
modelo de gestão municipal [...] estabelecendo novas possibilidades para a afirmação da
Cidadania”. Ora, sabemos que a educação tem se revelado na história do Brasil como uma
bandeira na consolidação do Estado burguês. Promete-se escola para todos; educação para a
cidadania e ao mesmo tempo inverte-se essa prioridade negando ao povo a educação como
um direito, limitando, ou melhor, “regulando” a cidadania. Como a Escola Caá-Mutá, nascida
dos apelos por educação com qualidade social se coloca para responder os apelos por