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transdisciplinaridade, a compor olhares iniciais para adentrar na experiência do curso de
formação, e para tanto conto com um diálogo com autores significativos destas áreas do saber,
dentre os quais se destacam: (LUCKESI, 2000, 2002, 2004); (FRIEDMANN, 2006);
(MATURANA E VERDEN-ZÖLLER, 2004); (SANTOS, S. 2001); (BROUGÈRE, 2004);
(HUIZINGA, 2005); (ÁRIES, 1981); (KISHIMOTO, 1998).
Para discutir sobre a formação inicial de professores ressalto: (NOVOA, 2002);
(CHARLOT, 2005); (MATURANA; REZEPKA, 2003); (GUIMARÃES, 2005);
(IMBERNÓN, 2005); (DELORS, 2001); (TARDIF, 2005); (LIBÂNEO, 2006); (D’ÁVILA,
2007); (PIMENTA, 2002); (CANDAU, 2003); (PINEAU, 2005).
Enquanto que os principais teóricos a fundamentar minhas idéias sobre formação
lúdica de professores são: (DUARTE Jr., 2004); (KISHIMOTO, 1996b); (PORTO, 2002);
(MEC, 1998); (SANTOS, 1997, 2000, 2001); (CHARLOT, 2005); (D’ÁVILA, 2007);
(MATURANA, 2003); (FORTUNA, 2001); (FRIEDMANN, 2006); (MOYLES, 2006).
Finalmente considerando a transdisciplinaridade, me baseio em: (NICOLESCU, 1997;
2000; 2002); (BARBOSA, 2005); (MENSAGEM VITÓRIA-VILA VELHA, 2005);
(MORIN, 2000); (CIRET, UNESCO, 1997); (SOMMERMAN, 1997; 2005a; 2005b).
Sigo então por caminhos muitas vezes descobertos e criados no próprio processo de
caminhar, percursos de construção coletiva, com as subjetividades a concretizarem uma
formação significativa, em que a ludicidade e a transdisciplinaridade puderam num belo
diálogo trans-formar numa formação lúdica transdisciplinar de professores em sua formação
inicial. Esse trajeto carrega a premissa da possibilidade de interagir aspectos subjetivos e
objetivos numa formação lúdica de professores, e assim adentro o caminho que me levaria a
surpresas inimaginadas de danças e olhares.
Diante deste caminho, convido o leitor para com seu olhar integrar e dialogar com os
múltiplos olhares aqui existentes. A cada momento significativo esse convite é renovado, para
que participe constantemente da grande dança. E para guiar esta leitura científico-literária,
apresento uma breve descrição de momentos-chave apresentados nos seis capítulos que
compõem a presente pesquisa.
No primeiro capítulo, apresento o caminho da pesquisa em que se fazem presentes a
minha implicação como pesquisadora, a motivação e justificativa para esse olhar, além dos
sujeitos que o compõem. Para tanto, delineio opções metodológicas, além de instrumentos e
técnicas de pesquisa capazes de me auxiliar no caminho.
No segundo capítulo, o leitor pode interagir com um diálogo de visões sobre temas
afins e centrais numa investigação como esta, propiciando um olhar sistematizado de