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Hipóteses Relacionadas às Coalizões de Defesa
1ª. Diante de grandes controvérsias no âmbito de um subsistema político maduro, quando as idéias centrais estão em
disputa, o agrupamento dos aliados e oponentes tende a ser mais estável no período de uma década ou mais.
2ª. Os atores dentro de uma coalizão de defesa apresentam consenso sobre questões pertinentes ao núcleo político,
porém em menor grau nos aspectos secundários.
3ª. Um ator (ou coalizão) desistirá dos aspectos secundários do sistema de idéias antes de admitir as fraquezas no
núcleo político.
10ª. Dentro de uma coalizão, agências administrativas geralmente vão defender posições mais moderadas do que a dos
grupos de interesse a que estão aliados.
11ª. Elites de grupos propositivos
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são mais compelidos a expressar suas idéias e posições políticas do que as elites dos
grupos materiais.
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Hipóteses Relacionadas às Mudanças da Política
4ª. Os atributos básicos do núcleo político de um programa governamental em determinada jurisdição não será revisada
significantemente na medida em que o subsistema da coalizão de defesa que iniciou o programa permanece com o
poder naquela jurisdição –
exceto quando a mudança é imposta por uma jurisdição hierarquicamente superior.
5ª. Os atributos do núcleo político de um programa governamental provavelmente não sofrem mudanças a não ser que
ocorram significativas perturbações externas ao subsistema, como mudanças nas condições sócio-econômicas, na
opinião pública, no sistema de aliança política do governo, ou como conseqüência dos resultados de outros subsistemas.
Hipóteses Relacionadas ao Aprendizado Político que Atravessa as Coalizões
6ª. O aprendizado político que atravessa o sistema de idéias, crenças e valores é mais plausível quando existe um nível
intermediário de conflito informado entre ambos. Esta situação requer que: (1) Cada coalizão tenha os recursos técnicos
para se engajar no debate; e (2) O conflito seja entre os aspectos secundários de um sistema de idéias e os elementos
centrais do outro, ou alternativamente, entre importantes aspectos secundários de ambos os sistemas.
7ª. Problemas baseados em dados quantitativos e teoria existente são mais bem conduzidos com o aprendizado político
do que os de teoria e dados qualitativos, muito subjetivos.
8ª. Problemas envolvendo sistemas naturais são mais bem conduzidos pelo aprendizado político através do sistema de
idéias, crenças e valores, do que aqueles que envolvem apenas os sistemas sociais ou políticos, porque no primeiro,
muitas das variáveis críticas não são elas mesmas as estratégias ativas, bem como, o experimento controlado é mais
exeqüível.
9ª. O Aprendizado Político que atravessa o sistema de idéias, crenças e valores, é mais provável de acontecer quando
nele existe um fórum que: (1) Tem prestígio suficiente para forçar os profissionais de diferentes coalizões para
participarem; e (2) É dominado pelas normas profissionais.
12ª. Sempre que a acumulação de informações técnicas não muda as visões da coalizão oponente, pode haver
importantes impactos sobre a política – pelos menos em curto prazo – ao alterar as visões dos agentes políticos.
Hipóteses relacionadas à Organização e Articulação no Subsistema Político
13ª. A organização aumenta de acordo com a congruência das idéias. O conflito aumenta conforme há divergência de
idéias.
14ª. A congruência no núcleo político é mais importante do que nos outros tipos, para explicar a capacidade de
organização.
15ª. A importância da congruência numa proposta política para prognosticar a capacidade de organização aumenta na
medida em que aumenta: (1) a extensão em que a proposta tem importante e duradouro impacto nos valores do núcleo
político; (2) o tempo em que a questão política se mantém enquanto recurso de destaque do conflito político; e (3) a
percentagem de atores do subsistema afetados pela proposta.
16ª. Na medida em que se amplia a sobreposição funcional entre as organizações, o grau de congruência de idéias se
torna mais importante como determinante da capacidade de organização versus conflito.
17ª. Os atores que compartilham o núcleo político são mais propensos a se envolver com a organização em curto prazo
se eles: (1) interagem repetidamente; (2) experimentam relativamente pouca informação; e (3) acreditam que existem
políticas que, embora não atinja todos os atores de maneira similar, pelo menos os tratam uniformemente
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.
18ª. Os atores que compartilhar dos atributos do núcleo político mais provavelmente se engajarão em coordenações de
curto prazo se eles virem os seus oponentes como (a) muito poderosos e (b) muito capazes de impor custos substanciais
sobre eles, caso vençam o debate.
Quadro 3: Hipóteses Gerais da Estrutura de Coalizões de Defesa (ACF).
Fonte: Adaptado de Sabatier e Jenkins-Smith (1993; 1999); Zafonte e Sabatier (1998) e Sabatier (1998).
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Tradução livre para ‘purposive groups’.
9
Tradução livre para ‘material groups’
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Hipótese relacionada à Coordenação, incorporadas por Sabatier a partir das críticas feitas por Shlager (1995).