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assunto, principalmente de locais de atendimento.
De maneira geral a área de saúde não forneceu informações suficientes para
orientar pessoas que buscam informações sobre os TID/autismo, seus dados não
esclarecem dúvidas, além de não oferecer alternativas de pesquisa para o usuário.
Os TID/autismo, por se tratarem de uma doença, deveriam ter mais atenção da área
da saúde, pois muitas vezes depois do diagnóstico ou em seu processo, muitos pais
se utilizam da internet para busca de maiores informações. Segundo Madeira (2005),
após a consulta médica, muitas pessoas procuram sites confiáveis para confirmação
do diagnóstico fornecido pelo profissional da saúde. Nesse sentido, os sites do
Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde,
deveriam ser essa referência para usuários em busca dessas informações. Assim,
devem manter uma maior atenção a essas questões e oferecer nos seus sites,
informações com o objetivo de orientar as pessoas sobre a doença e principalmente
quanto a locais de atendimento.
Na área de educação, o site do Ministério da Educação menciona os
TID/autismo no seu Programa de Educação Inclusiva, direito à diversidade, que
seguem alguns eixos temáticos. Entre eles estão os TID/autismo, apenas
mencionados como um dos eixos, sem maiores detalhes. No item “tipos de
Patologias” os TID/autismo são definidos como “problemas nas áreas de
comunicação e integração, assim como padrões restritos, repetitivos e
estereotipados de comportamento”.
Ainda dentro desse programa, são citados atendimentos especializados que
por lei devem ser oferecidos a alunos com necessidades especiais, inclusive os
centros de estimulação precoce, que são atendimentos especializados a crianças
com necessidades especiais desde o nascimento até os três anos de idade. Esse
fato é muito importante, indo de encontro com a literatura que refere à necessidade
da estimulação precoce, para amenizar os déficits primários e conseqüentemente os
déficits secundários que estão sujeitos a mudanças dependendo do nível cognitivo
da criança (CLIFFORD, 2005). Esses centros de estimulação precoce podem ser a
base para os tratamentos subseqüentes para os TID/autismo e para outras
deficiências, mas pelas poucas informações encontradas nesse site, o acesso a
esse serviço pode demorar um tempo, e como há um limite de idade para esse
programa, muitas crianças podem não conseguir participar dele.
O último local do site do Ministério da educação referente aos TID/autismo foi