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Recortes das reportagens em jornais e revistas
[Investimento passo-a-passo – com recursos próprios e do PRONAF]. [Potencial da Mão-de-obra
familiar]. [Originalidade – estilo de vida da roça]. [Diversificação – vários produtores – roteiro
turístico – sinalização]. [Local – clima, paisagem, proximidade de Vitória-ES]. [Intensa divulgação
– fomentada no início, espontânea com o tempo]. [Selo SIM – autenticidade e qualidade aos
produtos]. [Parceria – entre produtores, hotel, prefeitura, órgãos técnicos (SEBRAE, INCAPER)].
[Organização dos produtores – associação no AGROTUR]. [Autonomia dos produtores –
liderança – criatividade e constância no trabalho]. [Ser dono de todo o processo de produção].
[Encontros de capacitação, treinamento, orientação (INCAPER, SEBRAE)]. [União dos
produtores e espírito associativo muito forte]. [Etnicidade italiana – tradição cultural – história –
espírito comunitário]. [União espontânea – tradição italiana; Integração – entre proprietários].
[Parceria e cooperação – venda de produtos do outro]. [Cooperativismo; Associativismo – em
entidades (produtores, hortaliças, pecuaristas, meio-ambiente, casa da cultura, festa da polenta,
produtores familiares, mulheres, mães da APAE)]. [Mobilização para o trabalho em conjunto;
Espírito comunitário – todos ganham – associativo]. [Voluntariado – solidariedade; Organização].
Recortes das entrevistas com apoiadores e incentivadores
[A pessoas têm que ter interesse (...) não confundir com interesses escusos]. [Só trabalham
junto, porque ambos têm interesse lícito e ambos ganham com isso]. [Organização do
AGROTUR]. [Tradição de trabalho em grupo (isso é antigo), mutirão, obras voluntárias, pastoral,
que é muito forte]. [Lembra da feira dos municípios quando acontecia... os próprios produtores
montavam os stands e eles mesmos trabalhavam...]. [um remete o turista para o outro...
(produtos diferentes)]. [Cada um toma um rumo, mas estão apostando no crescimento do outro
para o negócio deles crescer também].
[Capacitação dos produtores (visão holística) – trabalho técnico]. [Assessoria dada a eles (não
fazer dívidas, passo-a-passo, começar pequeno e ampliar de acordo que o turista necessite)].
[Reorganizar a propriedade, aperfeiçoar processos]. [Mão-de-obra qualificada]. [Viagens locais,
nacionais e à Itália, de conhecimento e capacitação técnica]. [Formação e acompanhamento:
SEBRAE e INCAPER].
[Ver o outro como parceiro e não como concorrente]. [Fortalecimento (sinergia) para o
desenvolvimento local da comunidade]. [Concorrência sadia, no sentido de oferecer o melhor
produto]. [Várias propriedades envolvidas e próximas].
[... fazendo adaptações para acolhimento do turista (bancos, banheiro, espaço para bate-papo) e
melhoria do processo produtivo, por exigência da vigilância sanitária].
[Criação do sistema de inspeção municipal e o selo SIM criado para aumentar o mercado desses
produtores (sair da ilegalidade). Deu credibilidade ao agroturismo].
Recortes das entrevistas com proprietários
[O que impulsiona é a família trabalhando... que atende o turista... Estar sempre de bom humor].
[Mão-de-obra familiar - que consegue tocar a propriedade e atender o turista. É mais espontâneo
e personalizado... A mulher tem um jeito melhor de atender. Tem uma sensibilidade maior]. [O
Agroturismo veio para preencher/ocupar o espaço/tempo das mulheres, que ficavam em casa].
[Mesmo isolados nas propriedades irem crescendo juntos]. [A solidariedade entre as
propriedades. Encarar o outro proprietário como parceiro (ex. compras em conjunto de
embalagem, embalar produtos de outros) o que também diminui custos].
[Não depender do poder público. Nos órgãos buscam apoio porque precisam]. [Prefeitura ‘deu
muito apoio’ no início: cuidava das estradas, da infra-estrutura, fazendo placas de sinalização].
[Nesse caso da lei de vigilância sanitária a prefeitura orientou os produtores, pois vieram os
órgãos fiscalizadores de fora e tratava todo mundo como igual: o pequeno produtor e a grande
indústria. Aí a prefeitura interviu. Adaptou a legislação à realidade dos pequenos]. [Qualidade
dos produtos...].
[Treinamento, formação. Apoio (INCAPER, SEBRAE)]. [Cursos e treinamentos participaram em
300horas pelo SEBRAE, participa de palestras]. [A INCAPER no início ajudava muito (...) faziam
projetos, cursos (sabão, licor, pão)].
[O melhor marketing é o boca-a-boca. Mídia ‘espontânea’, acontece, publicam e não sabem
porque, não pedem]. [Também na televisão (reportagens...)].
Quadro 6: Aspectos da mudança no ambiente institucional e investimentos em conhecimento.