aprendizagem de alunos da primeira série do ensino fundamental, levando a conhecimento do
professor, as sanções previstas em lei para os casos de omissão.
Realizou-se uma pesquisa de campo com os 789 alunos do ensino fundamental da Escola
Municipal Professora Francisca Fernandes da Rocha, no município de Parnamirim-RN.
No decorrer da pesquisa, fez-se um levantamento qualitativo que gerarão ações e intervenções
psicopedagógicas. Os resultados apresentados confirmaram a elevação da auto-estima, a melhoria na
relação familiar, a diminuição da agressividade e redução nos conflitos gerados por dilemas éticos.
A pesquisa questiona professores que lecionam da 4ª a 8ª série, abordando temáticas do
cotidiano escolar, principalmente a alfabetização deficitária e o analfabetismo de alunos da 4ª série.
Professores confirmaram que 22% dos alunos de 4ª a 7ª séries não conseguem se concentrar nas aulas
devido às dificuldades com a leitura. Neste caso, prejudica-se o aluno, o andamento das aulas e o
trabalho do professor.
As causas da dificuldade na aprendizagem devem ser verificadas individualmente. A origem
poderá estar na família, na sociedade, na sala de aula, no aluno ou no meio social no qual está
inserido.
A pesquisa conclui que o aluno na 4ª série do ensino fundamental que apresenta alfabetização
deficitária ou analfabetismo sofre com a carga emocional em decorrência do mesmo pensar, trata-se de
sua capacidade de aprender. Este aluno torna-se uma pessoa triste, revoltada e desestimulada. Ao
sentir-se excluído, revolta-se.
A participação da família no processo educacional é de primordial importância. Através dele é
possível detectar fatores que possam estar interferindo na aprendizagem e nas dificuldades de seus
relacionamentos interpessoais.
A Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim dispõem de capacitação permanente de
seus docentes.
Quando ocorre falha na aprendizagem e a secretaria não é notificada, acontece o ato omissivo.
A partir do momento que o professor promove um aluno sem rendimento adequado à seriação
subseqüente, está obstruindo a formação intelectual do aprendente, excluindo-o socialmente.
O resultado da pesquisa conclui que há relação entre o processo de obstrução intelectual de
alunos com alfabetização deficitária ou analfabetos, promovidos por negligência e omissão do professor
alfabetizador.
Palavras-chave: crescente; desinteresse; orientar; responsabilidade; deterioração; falhas;
aprendizagem; negligência; analfabetismo; obstrução intelectual; omissão.
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