UNIDADES/CONTEÚDOS/TEMPO
ATIVIDADES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
4. Metodologia: Métodos, técnicas e recursos
auxiliares do ensino (16h) - Critérios para
seleção de métodos e técnicas de ensino.
— O estudo dirigido
- O estudo através de fichas
- O estudo através de módulos de ensino
— O trabalho com problemas e projetos
- O trabalho em grupo - modalidade: estudo de
caso, Phillips 66, painel integrado, discussão
— observação
— A demonstração didática
— Seleção de recursos auxiliares: quadro-de-giz,
álbum seriado, cartazes, transparências para
retroprojetor, filmes, diapositivos e reálias
5. Avaliação (10h)
— Distinção entre avaliação e medida. Avaliação
diagnóstica, formativa e somativa.
Instrumentos de medida
• Breve exposição oral feita pelo professor sobre os
critérios para seleção de métodos e técnicas de
ensino com base no livro indicado.
(1) cap. 9(1h)
• Participar de estudo dirigido sobre a técnica de
estudo dirigido, de acordo com o roteiro Anexo
8(2h)
• Caracterizar o estudo através de fichas, tendo o
livro indicado (A) p. 259-263 (2h)
• Apresentação feita pelo professor sobre a
elaboração de módulos, com base no livro
indicado (2) (1h)
• Breve exposição, feita pelo professor, sobre o
trabalho com problemas e projetos. Posterior
apresentação de um estudo de caso aos alunos, que
dê origem ao desenvolvimento de um projeto. O
caso apresentado poderá referir-se a um problema
encontrado pelos alunos em sua rotina de trabalho
(3) p. 77-94 (2h e 30m)
• Referência às modalidades de trabalho de grupo
vivenciadas pelos alunos durante o desenvolvimento
de aulas anteriores.
Proposição de uma discussão em torno de uma idéia
controvertida através da técnica "discussão —
observação" (2h e 30min)
• Apresentação, pelo professor, de uma aula de
demonstração considerando-se uma determinada
área de conteúdo da disciplina Didática.
Conforme as disponibilidades da instituição,
essa aula poderá ser dada através de um filme, de
"slides" ou de uma simulação.
Em seguida, os alunos poderão:
• Discutir, em grupo, as condições mais indicadas
para a demonstração a partir da consulta aos
livros indicados (B) p. 63-75 e (C) p.249-254 (2h
e 30min)
• Elaborar critérios para seleção de recursos auxiliares
de ensino, sob a orientação do professor, com base
no conjunto de informações anteriormente
utilizados (D) p. 173—176 (2h e 30min)
• Exposição feita pelo professor, introduzindo o
assunto.
Esclarecimentos quanto aos conceitos de avaliação
e medida, referindo-se às funções da avaliação.
Exemplificar tipos de instrumentos de medida
através do uso de transparências para retroprojetor.
(30min).