primários, enquanto que em 2000 os bens de alta INTEC somaram 6% e os produtos
primários 2,3% (Tabela 6).
Tabela 6: Competitividade chinesa no comércio internacional
Produto 1985 1990 1995 2000
I - Participação no comércio internacional 1,6 2,8 4,8 6,1
1. produtos primários 2,4 2,6 2,5 2,3
2. manufaturas baseadas em recursos naturais 1,1 1,3 2,1 2,7
3. manufaturas sem base em recursos naturais 1,5 3,4 6,1 7,8
Baixa INTEC 4,5 9,1 15,5 18,7
Média INTEC 0,4 1,4 2,6 3,6
Alta INTEC 0,4 1,4 3,6 6,0
4. outros 0,7 0,7 1,4 1,8
II - Composição da pauta chinesa 100 100 100 100
1. produtos primários 35,0 14,6 7,0 4,7
2. manufaturas baseadas em recursos naturais 13,6 8,2 7,4 6,9
3. manufaturas sem base em recursos naturais 50,0 76,2 84,6 87,1
Baixa INTEC 39,7 53,6 53,5 47,6
Média INTEC 7,7 15,4 16,9 17,3
Alta INTEC 2,6 7,3 14,2 22,4
4. outros 1,4 0,8 1,0 1,1
Fonte: Boletim NEIT (UNICAMP) apud JABBOUR, E. 2006, p. 219
Nesse sentido, ao governo chinês tem-se apresentado a difícil tarefa de
aprofundar a modernização do país sem produzir uma desnacionalização que acarrete
vulnerabilidades internas e/ou externas. Ou seja, é preciso captar os investimentos
estrangeiros e, ao mesmo tempo, manter a capacidade estatal de planejar a economia, de
modo a não transferir para o exterior a gestão do parque produtivo, tampouco colocar em
dificuldade as contas externas.
No plano institucional, algumas das críticas com relação à evolução da China
também não estão levando em conta as experiências históricas. As instituições de bem-
estar social (como legislações trabalhistas ou previdenciárias), as instituições financeiras,
as instituições políticas, a burocracia e o judiciário mais transparentes surgiram em
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