Com essas atividades eu aprendi a desenhar, pintar, usar a régua, o transferidor
que eu nem imaginava pra que servia, a medir ângulos e a identificar pontos de
referência. Sim aprendi o que é trapézio, triângulo isósceles, retângulo, losango
e ângulos retos e a fazer paralelas. (Aluno do 3ºD)
Aprendi a medir ângulos, o que é retas paralelas, retas perpendiculares,
triângulos, retângulos, losango, quadrado, as diagonais, as ruas paralelas, as
ruas perpendiculares, pintar, desenhar, usar uma régua, um transferidor, um
compasso, identificar ruas com pontos de referência. (Aluno do 3ºE)
Eu vou falar o que eu aprendi com as atividades geométricas. Aprendi o que é
paralelas: são duas retas..., aprendi a fazer triângulo, retângulo que eu não sabia
que os lados eram diferentes. Conheci um transferidor, aprendi os dois tipos de
triângulos, aprendi que quadrado tem 4 lados iguais, aprendi como fazer
medições com a régua, que devemos começar a medição do zero, eu só fazia
medição da pontinha da régua, agora já aprendi; e aprendi a identificar pontos
de referência. (Aluno do 3ºF)
A Geometria é um estudo muito importante. Aprendi a usar vários objetos: a
régua para medir quadrados iguais, retas paralelas, retas perpendiculares.
Usamos o compasso para fazer circunferência. Desenhamos bastante, pintamos,
usamos a cor para determinar figuras da Geometria. Foi muito importante:
estudamos, nos divertimos e chegamos a esquecer do tempo. Ao analisar a
Geometria, cheguei à conclusão que foi proveitoso. (Aluno do 3ºF)
Durante todo o trabalho de aplicação das atividades, estávamos sempre incentivando,
motivando, questionando, intervindo para que os alunos ampliassem os seus conhecimentos
acerca da Geometria, Com as avaliações, percebemos que, em geral, houve uma boa
compreensão dos conteúdos geométricos desenvolvidos nas atividades.
No capítulo seguinte, teceremos as considerações finais sobre os resultados apresentados
no desenvolvimento deste projeto, sugerindo alguns eixos norteadores para a realização deste e
de outros trabalhos na EJA.