“Não partimos com os outros,em Setembro de 1939, na opressão
da mobilização geral (...). Estávamos na lista de espera. Mas
sabíamos que estávamos condenados. À morte. (...). Leitores de
Vendredi,de Marianne,de La Flèche, antifacistas cândidos,
demasiado independentes, demasiado cépticos para militarmos
num partido, acreditando, contudo, de todo coração, na
liberdade, lutando por ela,continuando a acreditar na paz, com
optimismo incurável,confiantes no homem,persuadidos de que
os homens parariam a tempo. No dia 9 de Junho de 1940, com
um tempo radioso, o contingente que formávamos em nossa
classe foi chamado a reunir “sob a bandeira”. Esta partiu então,
em farrapos”.(Duby,1987, p.120-121.)
A dívida com o marxismo é imensa e Duby sempre demonstrou isto. E
afirmava que era por lealdade e que, também, não acreditava que fosse possível
distinguir, em “última instância”, o mais determinante dos fatores dos quais
deriva a evolução das sociedades humanas. Entre os anos de 1955 e 1965, o
historiador se ocupa em utilizar o instrumental analítico do marxismo no estudo
de tudo que se enraíza na matéria em uma formação social, sua produção de
riqueza, a circulação dos bens etc., tendo em vista voltar os olhos para aquilo
que, no movimento da História,diz respeito ao “ideal”.
Georges Duby declara que, para ele e para os historiadores
medievalistas marxistas, contemporâneos seus, o principal contributo do
marxismo foi possibilitar que se desembaraçassem de um Geistesgeschichte sem
amarras, que se prendia a idéias absolutamente desencarnadas, sem um
compromisso com as verificações adequadas que possibilitassem uma
compreensão dessa época.
A partir das leituras das obras de Althusser, Balibar, Duby vai
libertar-se do pensamento marxista distorcido por certa prática política, e
mantém-se reticente ante o abuso do determinismo. Duby começa a perceber
mais claramente que, no feudalismo, época de que é especialista, a determinação
pelo econômico pode ser secundária em relação a outras determinações. Desde a
feitura de sua tese sobre os Mâconnais, é possível observar a preocupação com o
que poderia haver de determinante nas modificações produzidas ao nível dos