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La escena es la reconstrucción, mediante signos naturales que se convierten en
artificiales, de una realidad que indica el lugar dramático, pero se trata de una
comunicación en la que la carencia significativa ha de ser suplida por la
imaginación. (DIEZ-BORQUE, 1975, p. 75)
Os espectadores, no século XVII, supriam imaginativamente a falta de signos cênicos,
apoiados pelos signos lingüísticos do texto, quando não se podia apresentar visualmente algo
em cena, devido às limitações da maquinaria, o que é chamado decorado verbal. São
passagens, didascálias implícitas nas réplicas onde não havia apoio visual. Nas obras de Lope
de Vega eram muito freqüentes, pois além da escassez de maquinaria, o autor dava ênfase ao
texto, com menos quantidade de didascálias, ou com estas indicações bem concisas. Em
Calderón, na obra El alcalde de Zalamea, por exemplo, o ato I inicia com uns soldados que
marcham por uma estrada, o caminho real (saem de uma das portas laterais do fundo) e o
diálogo localiza a ação. Vislumbram ao longe o povoado e um soldado explica que “es
necesario que donde paremos sea” (v.117/118). Segundo o capitão, se aproximam de
Zalamea; diz a sua companhia que “de aqui no hemos de salir”. (v.139) Enquanto escolhem os
alojamentos dos soldados, o lugar já mudou, rapidamente, deslocando o espaço inicial, a
estrada, passando pela cidade e chegando dentro de um aposento. Assim, percebemos a
flexibilidade e uso espacial adequados à ação contínua.(VAREY, PARKER y DUNN,
1983,p.787)
A comédia de santos se caracteriza pela abundância de signos cênicos de várias ordens,
mas não como conseqüência de uma apresentação realista, mas sim como uma pretensão de
visualizar o mágico e sobrenatural, ou seja, apoiar a ação, mediante abundantes e
espetaculares signos do texto representável, num mundo mítico, alheio à experiência
cotidiana. (DIEZ-BORQUE, 1975, p. 80)
Nesta comédia há personagens simbólicos (Demônio, por exemplo) que, como as
apariencias, tem função sobrenatural. Estas imagens pintadas podiam localizar-se no alto,
significando visões, ou no baixo, como aparição terrena. (monstros,animais e gigantes, feitos
em papel cartão pintado) Estas aparições surgiam acompanhadas de música.
Considerando que a análise das didascálias explícitas e implícitas é primordial no
presente estudo, delimitaremos o estudo às que estão relacionadas às ações do personagem
diabólico em interação com os demais, já que seus prodígios mágicos são responsáveis pelas
mudanças ocorridas no espaço cênico, a partir da Jornada II, quando Cipriano já está
apaixonado pela bela Justina. Dentro da categoria da didascália explícita, extra dialógica, voz