A professora introduz a noção de intencionalidade e afirma que todo mundo, ao
escrever ou falar um texto, sempre o dirige para alguém e diz para os alunos que este é o
pensamento de Bakhtin que teria afirmado que todo o texto tem uma finalidade.
Prosseguindo, a professora vai à coluna “Troque idéias”, que faz parte do
capítulo do livro. A coluna traz quatro questões sobre os textos, abordando finalidades,
semelhanças, características e figuras de linguagem, presentes no texto poético, bem
como o predomínio, neste, da emoção e da impressão pessoal. Também ressalta a figura
da gradação que, no texto poético, funciona como recurso expressivo.
Então, a professora retoma, nas páginas 28 e 29 do livro, as reproduções de
pinturas. Classifica-as como um tipo de linguagem não-verbal. Utiliza-se das
reproduções de O BALCÃO, de Manet e da paródia de Magritte O BALCÃO DE
MANET – PERSPECTIVA II, para situar a relação entre os dois quadros, balizada pelo
texto e questões da prova anterior como uma reação do segundo, surrealismo, aos
padrões estéticos do primeiro, impressionismo.
Estratégia:
Exercício de comparação entre textos literário e não-literária, com perguntas dirigidas à
turma; observação e comentários sobre reproduções de pinturas ilustrativas de várias
épocas e estilos.
Recursos didáticos:
Textos e pinturas das páginas 27, 28 e 29 do livro didático adotado.
Dia 14/05/2007 ⎯ (décima terceira aula)
A professora inicia a aula, dirigindo-se a uma aluna que sempre falta e que não
estava na aula anterior e pede para ela resumir a aula passada. Diante da negativa da
aluna, que diz não ter vindo à aula, a professora faz um resumo ela mesma e pergunta à
turma quem ainda tem dúvida sobre o assunto dado. Uma aluna diz ter dúvida entre o
que seja literário e não-literário. A professora usa o poema O BICHO e, através dele,
retoma conceitos como conotação, metáfora e outros recursos expressivos presentes na
linguagem do poema, sintetizando a interpretação realizada na aula anterior. Terminada
a exposição, dá prosseguimento à aula.
A professora explica que, a partir dessa aula, o assunto será o poema. Fala de
trovadorismo e de sua provável época (o século XII). Fala que nessa época os poemas
eram cantados e que, no renascimento, a poesia e a música se separam. Abre o livro na
página 45, onde se encontra a CANTIGA DE RIBEIRINHA e refere-se a ela, a título de
exemplificação, sem se deter em sua leitura.
A professora dirige-se à lousa e transcreve um esquema intitulado TEXTO
LITERÁRIO – POEMA. Em seguida enumera: características de um poema (causar
prazer estético e estranhamento); recursos formais (métrica e rima); classificação das
rimas e recursos expressivos (figuras de linguagem e figuras de sintaxe). Transcreve
também uma quadrinha.
A professora utiliza-se desse esquema para definir cada um dos itens. Usa a
quadrinha que transcreveu para demonstrar como se faz para classificar as rimas e
estabelecer a métrica dos versos. Finaliza a aula, transcrevendo mais uma quadrinha
para explorar as figuras de sintaxe: anáfora e aliteração.
Estratégia:
Aula expositiva
Recursos didáticos:
110