53
máquinas, equipamentos, telecomunicações e treinamentos, no montante R$ 11,6 milhões,
porém realizados somente R$ 52 mil, o equivalente a 0,45% do previsto.
No pátio de Cascavel, são movimentadas cargas que utilizam o terminal de transbordo
próprio da ferrovia e aquelas que utilizam os terminais dos clientes, instalados dentro do pátio
ferroviário. Também, foram instalados silos para armazenagem de produtos a granel, que
aguardam a transferência para os vagões ferroviários, denominados silos “pulmões”. Em
parceria com a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), a
operadora da ferrovia, então responsável pela operação do terminal ferroviário, instalou uma
Estação Aduaneira Interior (EADI), no pátio de Cascavel (PR), para o recebimento das cargas
a granel oriundas do Paraguai. São várias as empresas instaladas no terminal ferroviário de
Cascavel. As empresas Moinho Iguaçu e Imcopa formaram a Cascavel Comércio de Grãos
Ltda., para atuar no pátio da Ferroeste. Essa empresa dispõe de dois silos, para armazenagem
de 120 mil toneladas de soja a granel, que são enviadas para suas indústrias de moagem e
processamento de soja, nos municípios de Araucária (PR) e Guarapuava (PR) e também, para
a exportação, no porto de Paranaguá. A empresa Cimento Rio Branco, que faz parte do Grupo
Votorantin, possui um depósito para o recebimento de cimento, a ser distribuído na região. A
Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda. (Coopavel), possui um armazém para recebimento
e armazenagem de calcário a granel e de fertilizantes. Também, possui uma moega ferroviária
para a recepção destes produtos e, por toda esta estrutura estar inoperante, tem projetos para
instalar, no futuro, uma misturadora de fertilizantes, podendo assim, efetivamente, explorar o
local. A Cargill Agrícola S.A. possui, no pátio da ferrovia, quatro silos para armazenar soja
em grãos, que serão transferidos para sua indústria, no município de Ponta Grossa (PR). A
Bunge Alimentos S.A., tem um silo graneleiro e dois silos denominados “pulmões”, para a
armazenagem da soja a granel, que será transferida para sua indústria de moagem, no
município de Ponta Grossa (PR). A empresa também opera, desde 2004, uma fábrica de
fertilizantes, no terminal ferroviário de Cascavel.
Em Guarapuava, as operações de carga e descarga ocorrem no terminal ferroviário da
Cooperativa Agrária Entre Rios, que envia, para o porto de Paranaguá, o farelo de soja
produzido por sua unidade industrial em Guarapuava (PR) e recebe insumos, a granel, para
suas indústrias.
A partir de Guarapuava, a operação da ferrovia está sob a responsabilidade da ALL
Logística, que perfaz, até o porto de Paranaguá, mais de 490 quilômetros de estrada de ferro.
O percurso efetuado pela ferrovia, a partir de Cascavel (PR) até o porto de Paranaguá (PR), é
de, aproximadamente, 741 quilômetros.