3.3.2.4 Dr. João, médico e operador – Abadie Faria Rosa, 3 atos, 1925 ........................... 156
3.3.2.5 Foi ela quem me beijou – Abadie Faria Rosa, 3 atos, 1926 ................................... 159
3.3.2.6 O líder da maioria – Abadie Faria Rosa, 3 atos, 1928 ........................................... 162
3.3.2.7 Sangue gaúcho – Abadie Faria Rosa, 3 atos, 1930 ................................................. 165
3.3.2.8 Caboclos – Gomes Cardim, 3 atos, 1930 ............................................................... 167
3.3.3 Outros gêneros, formas ou classificações teatrais .............................................. 169
3.3.3.1 Uma prova de consideração – Gomes Cardim, Lever de rideau, 1900 ................. 170
3.3.3.2 Zangas de um avô – Gomes Cardim, Poema dramático, 1902 ............................... 173
3.3.3.3 Um grande momento – Gomes Cardim, Sainete, 1909 .......................................... 173
3.3.3.4 Quem disse – Gomes Cardim, Poema dramático, 1914 .......................................... 175
3.3.3.5 Serenata indiscreta ou Maldita serenata – Gomes Cardim, Monólogo, 1914 ....... 176
3.3.3.6 Terra cheia de graça – Felippe D’Oliveira, Pastoral, 1915 ................................... 177
3.3.3.7 O carnet – Gomes Cardim, Sketch cômico, 1920 ................................................... 180
3.3.3.8 Cangote cheiroso – Marques Porto, Revista, 1920 ................................................ 181
3.3.3.9 Cabocla bonita – Marques Porto, Burleta, 1923 .................................................... 184
3.3.3.10 Entrou de caixeiro e saiu de sócio – Abadie Faria Rosa, ½ ato cômico, 1923 ...... 188
3.3.3.11 Comidas, meu santo – Marques Porto, Revista, 1925 ............................................ 188
3.3.3.12 Gargalhada sinistra – Gomes Cardim, Monólogo, 1929 ....................................... 190
3.3.3.13 Dá nela – Marques Porto, Revista, 1930 ................................................................ 192
3.3.4 Considerações finais sobre o período .................................................................. 194
4 A LITERATURA DRAMÁTICA GAÚCHA, DE 1931 A 1950 ........................ 201
4.1 O CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO-CULTURAL DO PERÍODO ....................... 201
4.2 A DRAMATURGIA PRODUZIDA NO RIO GRANDE DO SUL ....................... 209
4.2.1 O drama ................................................................................................................. 209
4.2.1.1 Drama sobre a guerra do Paraguai – Adalberto Souto, 11 atos, 1931 ................. 210
4.2.1.2 O perdão da órfã – Carlos Alberto Minuto, 2 atos, 1933 ....................................... 213
4.2.1.3 Para sua felicidade – Carlos Alberto Minuto, 3 atos, 1935 ................................... 216
4.2.1.4 Derrocada – Cardoso Filho, 3 atos, 1944 ............................................................... 219
4.2.1.5 Amor cigano – Cardoso Filho, 3 atos, 1944 ........................................................... 222
4.2.1.6 Uma mulher na multidão – Cardoso Filho, 3 atos, 1944 ....................................... 224
4.2.1.7 Sônia ou O homem que voltou do passado – Carlos Alberto Minuto,3 atos,1946 .. 227
4.2.1.8 Mais forte que a própria vida – Irineu Adami, 5 atos, 1949 .................................. 230
4.2.1.9 O sineiro da Penha – Irineu Adami, 3 atos, 1950 .................................................. 233
4.2.2 A comédia .............................................................................................................. 237
4.2.2.1 Delegacia das arábias – Carlos Alberto Minuto, 1 ato, 1936................................. 238
4.2.2.2 Uma virgem no inferno – Arnold Coimbra, 3 atos, 1940 ....................................... 240
4.2.2.3 Pé rapado – Arnold Coimbra, 3 atos, 1941 ............................................................ 244
4.2.2.4 O homem que sobrava – Cardoso Filho, 3 atos, 1944 ............................................ 247
4.2.2.5 A pensão tem novo dono – Cardoso Filho, 3 atos, 1945 ......................................... 251
4.2.2.6 Julião da Glória – Carlos Alberto Minuto, 3 atos, 1946 ........................................ 253
4.2.3 Outros gêneros, formas ou classificações teatrais .............................................. 256
4.2.3.1 Os três magos – Erico Verissimo, Farsa breve, 1931 ............................................. 257
4.2.3.2 Criaturas versus criador – Erico Verissimo, Farsa breve, 1932 ............................ 260
4.2.3.3 O cavalheiro da negra memória – Erico Verissimo, Farsa breve, 1932 ................ 262
4.2.3.4 Pigmalião – Erico Verissimo, Farsa breve, 1932 ................................................... 264
4.2.3.5 Quarteto sem sol – Erico Verissimo, Farsa breve, 1932 ........................................ 265
4.2.3.6 Tragédia numa caixa de brinquedos – Erico Verissimo, Farsa breve, 1932 .......... 266
4.2.3.7 A turba – Erico Verissimo, Farsa breve, 1932 ........................................................ 267
4.2.3.8 A bordo do “Megatério” – Erico Verissimo, Farsa breve, 1932 ............................ 268