14
chancelam como literatura, enfatizando-se o contexto histórico e social brasileiro.
Posteriormente, como forma de averiguar-se a pertinência deste referencial teórico, as idéias
fundamentais da teoria estudada serão articuladas através de análise do circuito de produção e
de consumo do livro didático.
A metodologia empregada é de caráter bibliográfico e se realizou por meio da leitura
de diversos textos de teoria, crítica e história literária. Para se exemplificarem as formas de
atuação e influência do sistema literário na formatação do conceito de literatura, utilizou-se o
livro didático de literatura
1
do Ensino Médio, Português: Linguagens (2003) de Cereja e
Magalhães, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNDL/ 2005)
2
.
Atualmente, no Brasil, são poucas as pesquisas e os autores que investigam a literatura
enquanto fato social, valendo-se dos fatores externos às obras literárias. Muitas das
abordagens sobre a literatura prendem-se mais enfaticamente a fatores relacionados ao texto e
mesmo as diversas correntes de crítica contemporâneas (teorias pós-estruturalistas,
desconstrucionistas, pós-colonialistas, feministas, estudos culturais, etc.) tendem a observar o
literário por diferentes recortes, sem, entretanto, considerar certos elementos – externos ao
texto literário – que o circundam e que acabam por influenciá-lo também.
Sendo assim, esta pesquisa se justifica, pois pretende trabalhar com um recorte teórico
ainda pouco discutido, ou seja, uma abordagem sociológica da literatura nos moldes que se
passa a expor nesta dissertação. Tais pressupostos teóricos baseiam-se nos estudos de linha
sociológica, abordagem que possibilita um enfoque diferenciado sobre o fato literário,
propiciando uma compreensão mais abrangente sobre a construção do conceito de literatura.
Através de seu método rigoroso e adaptado ao contexto atual, a sociologia da literatura resgata
diversos elementos que influenciam direta ou indiretamente na vida literária, procurando
verificar o lugar ocupado pela literatura numa sociedade específica em um determinado
1
Deve-se destacar, aqui, que a escolha do livro didático de literatura deu-se em virtude de este material ser um
objeto mais presente no ambiente escolar, espaço social de bastante interesse desta pesquisadora. Entretanto, o
objeto escolhido para análise poderia ser outro qualquer relacionado com o sistema literário tal como: alguns
autores literários, a legislação relativa a livros (adaptados, traduzidos ou outro), alguma instituição fortemente
vinculada à seleção e disseminação do livro e da leitura, como exemplo a Fundação Nacional do Livro Infanto-
Juvenil ou outra, a própria crítica, etc.. Enfim, como se trata de um amplo e complexo sistema, haveria,
certamente, muitos outros aspectos que poderiam ser trabalhados como uma análise explicativa da teoria exposta
nesta dissertação, tendo-se optado, neste caso, pelo livro didático de literatura.
2
Dentre os nove livros didáticos de ensino de Língua Portuguesa e Literatura indicados pelo Catálogo do
Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (2005), optou-se pelo livro didático Português: Linguagens de
Cereja e Magalhães, por conter em sua estrutura e propostas metodológicas aspectos tanto de uma literatura
tradicional, estudada a partir da historiografia literária, como de uma literatura na concepção moderna que
valoriza outras manifestações artísticas e culturais (popular, música, teatro, televisão). A maior parte do volume
deste livro didático é consagrado aos estudos literários e suas atividades visam à interação do aluno com o
contexto social. Enfim, em relação às resenhas críticas e de análise elaboradas dos nove livros indicados pelo
PNLEM, acredita-se que o livro Português:Linguagens enquadra-se melhor ao que se pretende exemplificar
segundo os estudos literários de visão sociológica.