123
MICHELS S. Co-writing, Look and Feel!, Tese de Mestrado, Tilburg University,
Holanda, 1995.
NEUWIRTH, C.M; KAUFER, D.S.; CHANDHOK, R. e MORRIS, J.H. "Issues in the
design of computer support for co-authoring and commenting", In: Anais da
ACM 1990 Conference on Computer Supported Cooperative Work, Out. 1990.
NOGUEIRA, Nildo. Pedagogia de projetos. São Paulo: Érica, 2001.
OLIVEIRA, Marta K. de. VYGOTSKY: aprendizado e desenvolvimento – um
processo sócio-histórico. São Paulo: scipione. 1993.
PACHECO, S. B. Internet: as relações de ensino-aprendizagem, In: Tecnologia
Educacional, 136/137, mai./jun./jul./ago., 1997, Associação Brasileira de
Tecnologia Educacional.
PALLOFF, Rena e PRATT, Keith, Construindo Comunidades de Aprendizagem
no CiberEspaço – ArtMed Editora - Porto Alegre – RS, 2002.
PEREIRA, Hernane B. de B.. Análisis experimental de los critérios de
evalución de usabilidad de aplicaciones multimedia en entornos de
educación y formación a distancia. Tese de Doutorado (Doutorado em
Enginyeria Multimédia), Universitat Politécnica de Catalunya, Barcelona,2002.
Peters, Otto, Didática do Ensino à Distância - Editora Unisinos - São Leopoldo –
RS, 2001.
PIAGET, Jean. Sobre Pedagogia. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1998.
POSNER, I.R.; e BAECKER, R.M. "How People Write Together", In: Anais da
25th Hawaii International Conference on System Sciences, Volume IV, Jan. 7-10,
1992, pp. 127-138.
PRETI, Oreste. Modelos de educação a distância. IN: PRETI, Oresti (Org.).
Educação a distância; construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE-UFMT;
Brasília:Plano, 2000. p.155-179.
SANTOS, Boaventura de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-
modernidade. 7ed. São Paulo: Cortez, 2000. 348p.