deste tema como nos dias atuais. Entretanto, os participantes do Enem 2002 demonstram
não compreender o conceito de eficiência dos processos de geração de energia; confundem
veículo de transporte de energia com combustível e fazem associações incorretas entre o
caráter renovável de fontes de energia com ausência de impacto ambiental (questões 26,
33, 35, 43, 47).
Os participantes demonstraram desconhecer elementos fundamentais que
estruturam a ordem econômica mundial, o que os impediu de identificar corretamente países
desenvolvidos daqueles em desenvolvimento (questão 5).
Muitos participantes demonstraram desconhecer a relação entre fuso horário
e o sentido de rotação da terra (questão 2).
Alguns desempenhos demonstrados surpreenderam as expectativas, tanto
positiva quanto negativamente.
As questões 15 e 22 envolviam raciocínios geométricos de complexidades
diferentes. A questão 15, mais simples e possível de ser resolvida com um “desenho” pelo
participante (tratava-se de combinar a junção sem quebras de ladrilhos octogonais com um
de forma geométrica a ser escolhido entre as opções dadas), apresentou grande dificuldade
(apenas 20% acertaram a resposta). De outro lado, 37% dos participantes foram capazes de
resolver corretamente a questão 22, de raciocínio geométrico mais complexo que envolve a
identificação de figuras geométricas de mesma área.
Em relação à questão 27, na qual surpreendentemente apenas 25% dos
participantes optou pela resposta correta, cumpre ressaltar que, mesmo sem conhecer o
princípio fundamental de contagem, era possível resolver o problema refletindo sobre cada
“código”, associando essa reflexão à definição de código de barras. Para tanto, foi
apresentado um código com apenas 5 barras.
Se de um lado houve aparente confusão entre energia renovável e impacto
ambiental, os participantes demonstram compreender corretamente o problema mundial de
escassez de água, associando-o à característica de quantidade e qualidade (questão 16).
Deve-se ressaltar, também, que, felizmente, apenas 5% dos participantes
demonstram desconhecer as medidas de prevenção contra a AIDS (questão 44).
Com base na constatação de que são pouco trabalhados em sala de aula da
educação básica os conceitos de fenômenos aleatórios, probabilidade e estatística, causou
surpresa o desempenho positivo de cerca de 60% de participantes que demonstraram ser
capazes de desenvolver a simulação proposta na questão 19, utilizando um raciocínio
hipotético-dedutivo envolvendo resultados estatísticos de uma pesquisa.
Apesar da prova, em sua parte objetiva, ter explorado preferencialmente
conteúdos elementares – na maioria dos casos, correspondentes às etapas de escolaridade
do ensino fundamental –, as proposições das situações-problema requeriam a mobilização
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