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Competências e critérios para análise da Redação do Enem 2001
COMPETÊNCIA CRITÉRIOS (Níveis)
I
Demonstrar domínio da
norma culta da língua escrita
1. Demonstra conhecimento precário da norma culta, com graves e freqüentes
desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra conhecimento regular da norma culta, com desvios gramaticais, de
escolha de registro e de convenções da escrita pouco aceitáveis nessa etapa
de escolaridade.
3. Demonstra bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e
de convenções da escrita.
4. Demonstra muito bom domínio da norma culta, com eventuais deslizes
gramaticais e de convenções da escrita.
II
Compreender a proposta de
redação e aplicar conceitos
das várias áreas do
conhecimento para
desenvolver o tema, dentro
dos limites estruturais do
texto dissertativo-
argumentativo
1. Desenvolve tangencialmente o tema e/ou apresenta embrionariamente o tipo
de texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolve tangencialmente o tema e
domina razoavelmente ou bem o tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou
desenvolve razoavelmente o tema e apresenta embrionária ou precariamente
o tipo de texto dissertativo-argumentativo.
2. Desenvolve razoavelmente o tema, a partir de considerações próximas do
senso comum, paráfrases dos textos-estímulo, e domina precária ou
razoavelmente o tipo de texto dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve razoavelmente o tema, com indícios de autoria, ainda que
apresente argumentos previsíveis, e domina razoavelmente ou bem o tipo de
texto dissertativo-argumentativo.
4. Desenvolve bem o tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de
considerações que fogem o senso comum, e domina bem o tipo de texto
dissertativo-argumentativo.
III
Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um
ponto de vista
1. Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados com o
tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes com o tema
proposto, mas com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a
reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação.
3. Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema
proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em
defesa do ponto de vista destacado em seu projeto de texto.
4. Seleciona, organiza e relaciona, de forma consistente, informações, fatos,
opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de
vista destacado em seu projeto de texto.
IV
Demonstrar conhecimento
dos mecanismos lingüísticos
necessários para a
construção da argumentação
1. Não articula as partes do texto.
2. Articula precariamente as partes do texto, devido a problemas freqüentes na
utilização dos recursos coesivos.
3. Articula razoavelmente as partes do texto, mas apresenta problemas na
utilização dos recursos coesivos.
4. Articula adequadamente as partes do texto, podendo apresentar eventuais
problemas na utilização de recursos coesivos.
V
Elaborar proposta de
intervenção para o problema
abordado, demonstrando
respeito aos direitos
humanos
1. Elabora proposta tangencial ao tema em questão (respeitando os direitos
humanos).
2. Elabora proposta relacionada com o tema em questão, mas não articulada com
a discussão desenvolvida em seu texto, ou apenas subentendida no
desenvolvimento do texto (respeitando os direitos humanos).
3. Elabora proposta relacionada com o tema em questão, mas pouco articulada à
discussão desenvolvida em seu texto (respeitando os direitos humanos).
4. Elabora proposta relacionada com o tema em questão e bem articulada à
discussão desenvolvida em seu texto (respeitando os direitos humanos).
Fonte: MEC/Inep/Enem