SUMÁRIO
LISTA DE QUADROS................................................................................................... 2
LISTA DE TABELAS.................................................................................................... 3
LISTA DE GRÁFICOS ................................................................................................. 4
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 5
2. A LACUNA ENTRE TEORIA E PRÁTICA....................................................... 8
3. AS CONCESSIONÁRIAS E A GESTÃO DE ESTOQUES............................. 12
3.1. O setor automotivo no Brasil.......................................................................... 12
3.2. Modelo de negócios do varejo de veículos..................................................... 14
3.3. O crescimento da importância das peças de reposição................................... 20
3.4. Uso de técnicas de gestão de estoques nas empresas ..................................... 24
4. TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUES...................................................... 32
4.1. Introdução....................................................................................................... 32
4.2. Técnicas de previsão de demanda .................................................................. 37
4.3. Decisão de estocar (ou não) um produto ........................................................ 42
4.4. Decisões sobre quando e quanto pedir de cada produto................................. 44
4.4.1. Modelos para gestão de um único item em um único local........................ 44
4.4.2. Revisão Contínua, sistemas (s, Q) e (s, S).................................................. 47
4.4.3. Revisão Periódica, sistemas (T, S) e (T, s, S)............................................. 48
4.4.4. Parâmetros de operação dos sistemas (s, Q), (s, S), (T, S) e (T, s, S) ........ 49
4.4.5. Modelos para gestão de múltiplos itens em um único local....................... 51
4.4.6. Gestão de múltiplos itens em múltiplos locais ........................................... 52
5. METODOLOGIA................................................................................................. 55
6. RESULTADOS DA PESQUISA DE CAMPO................................................... 58
6.1. Introdução....................................................................................................... 58
6.2. Entrevistas com os especialistas das associações de marca ........................... 58
6.3. Apresentação das concessionárias.................................................................. 61
6.3.1. Introdução................................................................................................... 61
6.3.2. Perfil dos gestores dos estoques ................................................................. 61
6.3.3. Perfil das concessionárias........................................................................... 62
6.3.4. Perfil do setor de peças das concessionárias .............................................. 63
6.4. A prática da gestão dos estoques nas concessionárias.................................... 67
6.4.1. Introdução................................................................................................... 67
6.4.2. Modelos de Previsão................................................................................... 68
6.4.3. Modelos de Planejamento........................................................................... 69
6.4.4. Controle do Planejamento .......................................................................... 83
6.4.5. Controle da Operação................................................................................. 89
7. CONCLUSÕES..................................................................................................... 95
7.1. Introdução....................................................................................................... 95
7.2. Lacunas entre a teoria e a prática.................................................................... 96
7.3. Motivos da lacuna entre teoria e prática no setor........................................... 98
7.4. Recomendações aos praticantes.................................................................... 100
7.5. Recomendações aos acadêmicos .................................................................. 102
7.6. Conclusões finais.......................................................................................... 104
REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 106
APÊNDICE ................................................................................................................. 112