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Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
133
Questionário de
Capítulo 7 Avaliação da Prova
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Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
134
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Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
135
Sempre buscando o aprimoramento do Exame Nacional de Cursos, mecanismo integrante
do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, estamos procedendo, junto com os
coordenadores de curso, a avaliação da prova de MEDICINA aplicada este ano.
Sugerimos, para termos uma visão mais ampla de como a prova foi avaliada pela
comunidade acadêmica, que os professores do curso analisem a prova em conjunto.
Ressaltamos que sua participação é fundamental para que o Exame se torne cada vez
mais adequado à avaliação dos cursos de graduação em MEDICINA, visando a que seus
resultados possam fornecer informações relevantes para a orientação de ações voltadas à
melhoria da qualidade desses cursos.
Preencha a folha apropriada com as suas respostas, utilizando para tanto caneta
esferográfica azul ou preta.
As respostas devem ser marcadas na folha de leitura ótica anexa, assinalando-se somente
para:
INEP - Diretoria de Avaliação e Acesso ao Ensino Superior
Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo I, sala 431
Brasília - DF
CEP: 70047-900
Gratos pela sua valiosa contribuição.
Q
U
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S
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O
N
Á
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O
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A
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A
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Ç
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A
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R
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V
A
M
E
D
I
C
I
N
A
A Nas questões de 1 a 7 assinale a alternativa que
corresponde à avaliação que o seu curso faz da prova
quanto aos aspectos a seguir.
01 Nível de dificuldade da prova para os graduandos
do seu curso.
(A) Fácil.
(B) Médio.
(C) Difícil.
02 Extensão da prova como um todo.
(A) Longa.
(B) Adequada.
(C) Curta.
03 Tempo destinado à resolução da prova.
(A) Insuficiente.
(B) Suficiente.
(C) Excessivo.
04 Enunciados das questões quanto a clareza e
objetividade.
(A) Todos apresentam.
(B) A maioria apresenta.
(C) Poucos apresentam.
05 Problema maior que os graduandos do seu curso
podem ter enfrentado para resolver a prova, em
relação aos conteúdos avaliados.
(A) A prova tem muitas questões que exigem conteúdos
que não constam na grade curricular do curso.
(B) Os conteúdos foram ministrados no curso, mas
com uma abordagem diferente da que se pede na
prova.
(C) Os graduandos não devem ter tido dificuldades
em relação a esse aspecto.
06 Problema maior que os graduandos do seu curso
podem ter enfrentado para resolver a prova, em
relação às habilidades avaliadas.
(A) A prova tem muitas questões que exigem
habilidades não desenvolvidas durante o curso.
(B) A maioria das habilidades exigidas para resolução
da prova foi tratada no curso com uma
abordagem diferente.
(C) Os graduandos não devem ter tido dificuldades
em relação a esse aspecto.
07 Adequação da prova em relação ao projeto
pedagógico do seu curso.
(A) Boa.
(B) Regular.
(C) Fraca.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
136
B Nas questões de 8 a 107 é apresentado um quadro com as habilidades e conteúdos que se pretendeu avaliar em
cada questão da prova. Assinale, no quadro, a alternativa que corresponde à análise que seu curso faz da adequação
de cada questão para verificar as habilidades ou os conteúdos indicados, marcando na folha de resposta o resultado
encontrado. (Atenção: a questão número 1 da prova corresponde às questões de números 8 e 9 deste questionário, e
assim por diante).
Alternativas:
(A) Questão adequada para verificar o conteúdo/a habilidade indicados.
(B) Questão parcialmente adequada para verificar o conteúdo/a habilidade indicados.
(C) Questão inadequada para verificar o conteúdo/a habilidade indicados.
(continua)
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão
da prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
na folha de
respostas
A B C
C Medicina geral do adulto
Diagnóstico e tratamento da síndrome coronariana aguda.
08
1
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de
custo-benefício, valorizando o exame clínico; diagnosticar e tratar
corret-mente as principais doenças prevalentes; encaminhar, de modo
adequado, pacientes portadores de doenças cujo diagnóstico e/ou
tratamento fogem do alcance do médico com formação geral; realizar
procedimentos clínicos indispensáveis para o atendimento
ambulatorial e das urgências e emergências.
09
C Medicina geral do adulto
Conduta na hipertensão arterial sistólica do idoso
10
2
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de
custo-benefício, valorizando o exame clínico; diagnosticar e tratar
corretamente as principais doenças prevalentes; atuar na prevenção
de doenças e na promoção da saúde física.
11
C Medicina geral do adulto
Asma tratamento do período intercrítico
12
3
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes.
13
C Medicina geral do adulto
Tratamento da cetoacidose diabética e conhecimento da curva de
dissociação da hemoglobina
14
4
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes.
15
C Medicina geral do adulto
Conhecimento das bases teóricas do tratamento de tuberculose e
sua aplicação prática
16
5
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica.
17
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
137
(continuação)
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão
da prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
na folha de
respostas
A B C
C Medicina geral do adulto
Reconhecimento de emergência neurológica. Definição da
postura médica diante da interferência na relação médico-paciente
18
6
H Comportar-se eticamente frente ao paciente e à comunidade;
compreender os determinantes sociais, econômicos e políticos do
processo saúde-doença e da função médica; transferir o
conhecimento teórico para a prática médica; demonstrar raciocínio
crítico na identificação e solução de problemas; usar os recursos
propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de custo-
benefício, valorizando o exame clínico; encaminhar, de modo
adequado, pacientes portadores de doenças cujo diagnóstico e/ou
tratamento fogem do alcance do médico com formação geral;
realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o
atendimento das urgências e emergências.
19
C Medicina geral do adulto
Diagnóstico e tratamento do diabetes tipo 2
20
7
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica; usar
os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de
custo-benefício, valorizando o exame clínico; diagnosticar e tratar
corretamente as principais doenças prevalentes; realizar
procedimentos clínicos indispensáveis para o atendimento
ambulatorial.
21
C Medicina geral do adulto
Conhecimento da propedêutica de hipertensão portal
22
8
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica; usar
os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de
custo-benefício; diagnosticar e tratar corretamente as principais
doenças prevalentes.
23
C Medicina geral do adulto
Diagnóstico de depressão e conduta diante do paciente com
doença de prognóstico desfavorável
24
9
H Comportar-se eticamente frente ao paciente; compreender os
determinantes sociais, culturais e biológicos do processo saúde-
doença e da função médica; transferir o conhecimento teórico para a
prática médica; demonstrar raciocínio crítico na identificação e
solução de problemas; diagnosticar e tratar corretamente as principais
doenças prevalentes; atuar na prevenção de doenças e na promoção
da saúde física e mental; comunicar-se com o paciente e seus
familiares adequadamente; suportar frustrações e demonstrar atitude
empática com o sofrimento.
25
C Medicina geral do adulto
Diagnóstico diferencial da acidose metabólica. Conheci-mento
do "anion gap"
26
10
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro
de uma visão de custo-benefício, valorizando o exame clínico;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças
prevalentes.
27
C Medicina geral do adulto
Saúde coletiva
Medicina legal
Postura ética na prática médica
28
11
H Comportar-
se eticamente frente ao paciente e à comunidade;
interpretar, intervir e contribuir para a transformação da realidade
social.
29
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
138
(continuação)
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão
da prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
na folha de
respostas
A B C
C Medicina geral do adulto
Capacidade de compreensão de um texto em inglês e
interpretação à luz dos conhecimentos básicos de insuficiência
cardíaca
30
12
H Utilizar procedimentos de metodologia científica e saber ler
criticamente um artigo técnico; utilizar, com propriedade, a língua inglesa.
31
C Medicina geral do adulto
Epidemiologia clínica. Conhecimentos básicos e inter-pretação
de resultados
32
13
H Utilizar procedimentos de metodologia científica e saber ler
criticamente um artigo técnico.
33
C Ginecologia
Diagnóstico diferencial do sangramento uterino anormal e conduta
34
14
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes
do adulto; realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis
para o atendimento ambulatorial e das urgências.
35
C Ginecologia
Diagnóstico diferencial da leucorréia e seu tratamento
36
15
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crític
o na identificação e solução de problemas;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes;
realizar procedimentos clínicos indispensáveis para o atendimento
ambulatorial e das urgências.
37
C Ginecologia
Propedêutica do câncer de colo do útero
38
16
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão
de custo-benefício, diagnosticar e tratar corretamente as principais
doenças prevalentes; atuar na prevenção de doenças e na promoção
da saúde física; realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos
indispensáveis para o atendimento ambulatorial.
39
C Ginecologia
Avaliação dos fatores de risco, freqüência do câncer de mama e
associação com outras neoplasias
40
17
H Compreender os determinantes sociais, econômicos, biológicos
do processo saúde-doença e da função médica; transferir o
conhecimento teórico para a prática médica; usar os recursos
propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de custo-benefício.
41
C Obstetrícia/Pré-natal
Ganho ponderal exagerado e prevenção da doença hipertensiva
específica da gravidez
42
18
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica; demonstrar
raciocínio crítico na identificação e solução de problemas; diagnosticar e
tratar corretamente as principais doenças prevalentes da gestante; atuar
na prevenção de doenças e na promoção da saúde física.
43
C Obstetrícia
Hemorragia no puerpério imediato
44
19
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes
da gestante; realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos
indispensáveis para o atendimento das urgências e emergências.
45
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
139
(continuação)
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão
da prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
na folha de
respostas
A B C
C Saúde Coletiva
Fatores de risco para Osteoporose
46
20
H Compreender os determinantes sociais, culturais e biológicos do
processo saúde-doença e da função médica; atuar na prevenção de
doenças e na promoção da saúde física e mental.
47
C Obstetrícia
Assistência ao parto e sofrimento fetal
48
21
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
realizar procedimentos cirúrgicos indispensáveis para o atendimento
das urgências e emergências.
49
C Obstetrícia
Assistência pré-natal, anemia e prevenção de complicações
50
22
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes
da gestante; realizar procedimentos clínicos indispensáveis para o
atendimento ambulatorial e das urgências.
51
C Medicina Geral da Criança
Emergência Pediátrica
Endocrinologia
52
23
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de
uma visão de custo-benefício, valorizando o exame clínico e
apresentando os resultados de maneira lógica e concisa;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes;
realizar procedimentos clínicos indispensáveis para o atendimento
das urgências e emergências.
53
C Medicina geral da criança
Epidemiologia
Moléstias Infecciosas
54
24
H Compreender os determinantes sociais, biológicos e políticos do
processo saúde-doença e da função médica; interpretar, intervir e
contribuir para a transformação da realidade social; transferir o
conhecimento teórico para a prática médica; demonstrar raciocínio
crítico na identificação e solução de problemas; diagnosticar e tratar
corretamente as principais doenças prevalentes; atuar na prevenção
de doenças e na promoção da saúde física; realizar procedimentos
clínicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial.
55
C Medicina Geral da Criança
Moléstias Infecciosas
Antibioticoterapia
56
25
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças
prevalentes; realizar procedimentos clínicos indispensáveis para o
atendimento das urgências e emergências.
57
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
140
(continuação)
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão
da prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
da prova
A B C
C Medicina Geral da Criança
Nefrologia
58
26
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes.
59
C Medicina Geral da Criança
Nutrição
Hematologia
60
27
H Compreender os determinantes sociais, biológicos do processo
saúde-doença e da função médica; transferir o conhecimento
teórico para a prática médica; diagnosticar e tratar corretamente as
principais doenças prevalentes; atuar na prevenção de doenças e
na promoção da saúde física.
61
C Saúde Coletiva
Epidemiologia
62
28
Compreender os determinantes sociais, culturais, econômicos,
biológicos e políticos do processo saúde-doença e da função
médica; interpretar, intervir e contribuir para a transformação da
realidade social.
63
C Medicina geral da criança
Moléstias Infecciosas
Medicina Preventiva
Deontologia Médica
64
29
H Comportar-se eticamente frente ao paciente e à comunidade;
compreender os determinantes sociais, biológicos do processo
saúde-doença e da função médica; interpretar, intervir e contribuir
para a transformação da realidade social; transferir o conhecimento
teórico para a prática médica; atuar na prevenção de doenças e na
promoção da saúde física; comunicar-se com os familiares
adequadamente.
65
C Medicina geral da criança
Neurologia Pediátrica
66
30
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças
prevalentes; realizar procedimentos clínicos indispensáveis para o
atendimento das urgências e emergências.
67
C Neonatologia
Infecções Congênitas
Medicina Preventiva
68
31
H Compreender os determinantes sociais, culturais, biológicos e
políticos do processo saúde-doença e da função médica; interpretar,
intervir e contribuir para a transformação da realidade social;
transferir o conhecimento teórico para a prática médica; atuar na
prevenção de doenças e na promoção da saúde física.
69
C Neonatologia
Epidemiologia
Moléstias Infecciosas
70
32
H Compreender os determinantes sociais, culturais, biológicos e
políticos do processo saúde-doença e da função médica; interpretar,
intervir e contribuir para a transformação da realidade social;
transferir o conhecimento teórico para a prática médica; demonstrar
raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes;
atuar na prevenção de doenças e na promoção da saúde física;
comunicar-se com o paciente e seus familiares adequadamente.
71
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
141
(continuação)
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão
da prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
da prova
A B C
C Puericultura
Nutrição
Endocrinologia
72
33
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
encaminhar, de modo adequado, pacientes portadores de
doenças cujo diagnóstico e/ou tratamento fogem do alcance do
médico com formação geral; comunicar-se com o paciente e
seus familiares adequadamente.
73
C Puericultura
Imunizações
Medicina Preventiva
74
34
H Atuar na prevenção de doenças e na promoção da saúde física.
75
C Neonatologia
Icterícia Neonatal
76
35
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas.
77
C Cirurgia
Propedêutica Cirúrgica
78
36
H Compreender os determinantes sociais, culturais, econômicos,
biológicos e políticos do processo saúde-doença e da função
médica; transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro
de uma visão de custo-benefício, valorizando o exame clínico;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças
prevalentes; atuar na prevenção de doenças e na promoção da
saúde física e mental; encaminhar, de modo adequado, pacientes
portadores de doenças cujo diagnóstico e/ou tratamento fogem do
alcance do médico com formação geral.
79
C Cirurgia
Propedêutica Cirúrgica
Cirurgia Ambulatorial
80
37
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica; demonstrar
raciocínio crítico na identificação e solução de problemas; usar os
recursos propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de custo-
benefício, valorizando o exame clínico; diagnosticar e tratar
corretamente as principais doenças prevalentes; atuar na prevenção de
doenças e na promoção da saúde física; encaminhar, de modo
adequado, pacientes portadores de doenças cujo diagnóstico e/ou
tratamento fogem do alcance do médico com formação geral;
comunicar-se com o paciente e seus familiares adequadamente.
81
C Cirurgia
Propedêutica Cirúrgica
82
38
H Comportar-se eticamente frente ao paciente e à comunidade;
compreender os determinantes sociais, biológicos do processo
saúde-doença e da função médica; interpretar, intervir e contribuir
para a transformação da realidade social; transferir o conhecimento
teórico para a prática médica; demonstrar raciocínio crítico na identi-
ficação e solução de problemas; usar os recursos prope-dêuticos
mais comuns, dentro de uma visão de custo-benefício, valorizando o
exame clínico; diagnosticar e tratar corretamente as principais
doenças prevalentes; atuar na prevenção de doenças e na
promoção da saúde física; encaminhar, de modo adequado, pacientes
portadores de doenças cujo diagnóstico e/ou tratamento fogem do
alcance do médico com formação geral; comunicar-se com o paciente e
seus familiares adequadamente.
83
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
142
(conclusão)
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão da
prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
da prova
A B C
C Cirurgia
Ciências Morfológicas
84
39
H Compreender os determinantes sociais, biológicos e políticos do
processo saúde-doença e da função médica; transferir o
conhecimento teórico para a prática médica; utilizar procedimentos
de metodologia científica e saber ler criticamente um artigo técnico.
85
C Saúde Coletiva
Epidemiologia
86
40
H Compreender os determinantes sociais, biológicos do processo
saúde-doença e da função médica; interpretar, intervir e contribuir
para a transformação da realidade social; transferir o conhecimento
teórico para a prática médica; demonstrar raciocínio crítico na
identificação e solução de problemas; atuar na prevenção de
doenças e na promoção da saúde física.
87
(continua)
QUESTÕES DISCURSIVAS DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão da
prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
na folha de
respostas A B C
C Medicina Geral do Adulto
Diagnóstico e conduta na DPOC descompensada
88
1
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro
de uma visão de custo-benefício, valorizando o exame clínico e
apresentando os resultados de maneira lógica e concisa;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças
prevalentes; realizar procedimentos clínicos indispensáveis para o
atendimento ambulatorial e das urgências e emergências.
89
C Saúde Coletiva
Conhecimento clínico e epidemiológico da leptospirose e das
intervenções necessárias à sua prevenção
90
2
H Compreender os determinantes sociais, culturais, eco-
nômicos, biológicos e políticos do processo saúde-doença e da
função médica; interpretar, intervir e contribuir para a
transformação da realidade social; transferir o conhecimento
teórico para a prática médica; demonstrar raciocínio crítico na
identificação e solução de problemas; atuar na prevenção de
doenças e na promoção da saúde física e mental; reconhecer,
valorizar e adequar-se às competên-cias específicas dos
integrantes de uma equipe de saúde.
91
C Medicina Geral do Adulto
Diagnóstico diferencial de coma e conduta no coma
hiperosmolar
92
3
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro
de uma visão de custo-benefício, valorizando o exame clínico e
apresentando os resultados de maneira lógica e concisa;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças
prevalentes; realizar procedimentos clínicos indispensáveis para o
atendimento ambulatorial e das urgências e emergências.
93
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
143
(continuação)
QUESTÕES DISCURSIVAS DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão da
prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
na folha de
respostas
A B C
C Medicina Geral do Adulto
Reconhecimento eletrocardiográfico da fibrilação atrial e
conduta na fibrilação atrial crônica
94
4
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica; usar
os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de
custo-benefício, valorizando o exame clínico e apresentando os
resultados de maneira lógica e concisa; diagnosticar e tratar
corretamente as principais doenças prevalentes; atuar na
prevenção de doenças e na promoção da saúde física; realizar
procedimentos clínicos indispensáveis para o atendimento
ambulatorial e das urgências e emergências.
95
C Ginecologia
Violência Sexual
Prevenção de DST/AIDS
Prevenção da Gravidez
96
5
H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de uma visão de
custo-benefício, valorizando o exame clínico e apresentando os
resultados de maneira lógica e concisa; diagnosticar e tratar
corretamente as principais doenças prevalentes; atuar na prevenção
de doenças e na promoção da saúde física e mental; realizar
procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o
atendimento ambulatorial e das urgências e emergências.
97
C Obstetrícia
Saúde coletiva
Epidemiologia da infecção pós-parto
Importância da pesquisa na formação do médico
98
6
H Compreender os determinantes sociais, culturais,
econômicos, biológicos do processo saúde-doença e da função
médica; transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; diagnosticar e tratar corretamente as principais
doenças prevalentes da gestante.
99
C Medicina Geral da Criança
Pneumologia
Moléstias Infecciosas
100
7 H Transferir o conhecimento teórico para a prática médica;
demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de problemas;
diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes;
realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o
atendimento hospitalar e das urgências e emergências.
101
C Medicina Geral da Criança
Nefrologia
Moléstias Infecciosas
102
8
H Compreender os determinantes do processo saúde-doença e
da função médica; transferir o conhecimento teórico para a prática
médica; demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; diagnosticar e tratar corretamente as principais
doenças prevalentes; atuar na prevenção de doenças e na
promoção da saúde física.
103
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Medicina
144
(conclusão)
QUESTÕES DISCURSIVAS DA PROVA QUESTIONÁRIO
Alternativas
N
o
da
questão da
prova
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
N
o
da questão
na folha de
respostas
A B C
C Educação e Saúde
Puericultura
Nutrição
Cultura e Ética
Saúde Coletiva
104
9
H Compreender os determinantes sociais, culturais,
econômicos, biológicos e políticos do processo saúde-doença e
da função médica; interpretar, intervir e contribuir para a
transformação da realidade social; lidar com a diversidade de
comportamentos, crenças e idéias; transferir o conhecimento teórico
para a prática médica; demonstrar raciocínio crítico na identificação e
solução de problemas; comunicar-se com o paciente e seus
familiares adequadamente.
105
C Medicina Geral do Adulto
Cirurgia
Atendimento do Traumatizado
106
10
H Compreender os determinantes do processo saúde-doença e da
função médica; transferir o conhecimento teórico para a prática
médica; demonstrar raciocínio crítico na identificação e solução de
problemas; usar os recursos propedêuticos mais comuns, dentro de
uma visão de custo-benefício, valorizando o exame clínico e
apresentando os resultados de maneira lógica e concisa; diagnosticar
e tratar corretamente as principais doenças prevalentes; realizar
procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o
atendimento hospitalar e das urgências e emergências.
107
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