Introdução
O presente trabalho complementa as informações sobre o Exame Nacional dos Cursos (ENC) de
Engenharia Civil de 2000, divulgadas no Relatório-Síntese. Pretende-se que tais informações, juntamente
com aquelas fornecidas no Relatório da Instituição, possam constituir um importante instrumento a ser
utilizado por dirigentes, professores, coordenadores, estudantes e todos aqueles envolvidos no processo de
melhoria da qualidade dos cursos.
Apresenta-se aqui uma análise técnica da prova aplicada no ENC/2000 de Engenharia Civil, cujos
dados devem ser confrontados com as informações recebidas no Relatório da Instituição, documento
enviado a cada instituição com o desempenho detalhado do seu grupo de alunos no ENC de Engenharia
Civil, para que se possa fazer uma análise mais aprofundada do desempenho de cada curso, com o
conseqüente planejamento de ações voltadas à superação de possíveis lacunas e à potencialização das
qualidades do curso.
Também são apresentadas e comentadas neste trabalho as impressões dos alunos sobre a prova
e a avaliação que dela fizeram os coordenadores de curso.
As respostas dos alunos ao questionário-pesquisa são tabuladas por alternativa de cada questão
e distribuídas por região geográfica, dependência administrativa e natureza da instituição. A análise desses
dados permite não só traçar um perfil socioeconômico e cultural do grupo de alunos e conhecer suas
expectativas para o futuro, mas também ouvir a opinião dos graduandos a respeito de diferentes aspectos
do seu curso, como bibliotecas, laboratórios, currículo, corpo docente, material didático, forma de avaliação,
aulas práticas e estágio, o que pode também propiciar, em cada curso, o planejamento de ações voltadas à
melhoria da qualidade.
Finalmente são apresentados os instrumentos aplicados no ENC/2000 de Engenharia Civil:
1) a prova, com a chave de respostas das questões;
2) o questionário de impressões sobre a prova, aplicado aos graduandos, e que pode ser
encontrado ao final do caderno de prova;
3) o questionário de avaliação da prova respondido pelos coordenadores de curso;
4) o questionário-pesquisa respondido pelos graduandos participantes do Exame.