prova aplicada no Exame Nacional de Cur-
sos de Engenharia Química foi elaborada segundo os
critérios e diretrizes estabelecidos pela Comissão Na-
cional do Curso de Engenharia Química, amplamente
divulgados através do material informativo publicado pelo
Ministério da Educação e do Desporto. Assim sendo,
o instrumento procurou verificar a aquisição, pelos
graduandos, das habilidades de:
• consolidar instrumentos teóricos;
• operacionalizar problemas numéricos;
• reconhecer, medir ou estimar, e analisar criti-
camente variáveis relevantes de um processo;
• analisar criticamente aspectos técnicos, ci-
entíficos e econômicos de um problema e
apresentar soluções adequadas;
• ler e interpretar textos e representações sim-
bólicas;
• organizar idéias e comunicá-las;
• buscar e obter informações;
• distinguir entre modelo e realidade;
• desenvolver e aplicar modelos para descrever
a realidade;
• utilizar meios e técnicas da Informática;
• selecionar técnicas e instrumentos de medi-
ção, de análise e de controle;
• conceber, conduzir e interpretar resultados de
atividades experimentais.
Os conteúdos definidos para a prova foram os
seguintes: Fenômenos de Transporte (transferência
da quantidade de movimento, de calor e de massa);
Físico-Química (termodinâmica, cinética química e
estequiometria);Operações Unitárias (principais ope-
rações unitárias, incluindo reatores); Processos Quí-
micos (incluindo balanços de matéria e de energia, e
compreendidos como a definição e o desempenho das
várias operações físicas e químicas integradas num
sistema, visando a uma determinada aplicação indus-
trial).
A prova foi constituída por 10 questões abertas
ou discursivas que, ainda segundo orientação da Co-
missão, contemplaram situações da Engenharia Quí-
mica que revelassem, sobretudo, o entendimento de
princípios e conceitos fundamentais e a capacidade
de sua utilização para a análise e resolução de proble-
mas.
Os conteúdos predominantes nas diversas ques-
tões são apresentados na Tabela 1.
Tabelai
Conteúdos Predominantes nas Questões
Questões
1 e3
2e4
5, 6 e 7
8, 9 e 10
Conteúdo Predominante
Fenômenos de Transporte
Físico-Química
Operações Unitárias/Reatores
Processos Químicos
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC-98
Como se pode observar, todos os conteúdos
definidos para a prova foram abordados em mais de
uma questão, tornando-a suficientemente abrangente
e dando oportunidade de o formando demonstrar seu
conhecimento das áreas consideradas mais importan-
tes dentro da Engenharia Química.
Validade do Conteúdo
Considerando que uma prova é um instrumento
de medida de uma amostra de conhecimentos e habi-
lidades, será tão mais adequada quanto maior for a
representatividade da amostra selecionada. A primeira
qualidade a se exigir do instrumento é, portanto, a sua
validade de conteúdo, que, no caso, foi assegurada
pela própria Banca Examinadora que a elaborou, com-
posta de professores titulados e experientes, proveni-
entes das diferentes regiões do país. Cada um desses
profissionais não só se responsabilizou pela elabora-
ção de um certo número de questões mas também
participou da análise, julgamento, seleção e aperfeiço-
amento das que compuseram a prova em sua versão
definitiva. Dessa forma, contribuíram para a validação
da prova como um todo, no sentido de que ela refletis-
se o universo de conhecimentos e habilidades que se
esperava que os formandos tivessem adquirido após
sua experiência educacional.
Correção
A questão da fidedignidade (consistência e esta-
bilidade) das provas discursivas foi tratada com os cui-
dados necessários para minimizara subjetividade, o efei-
to de halo e a diversidade de padrões de julgamento.
A correção das provas foi feita por uma equipe
de professores previamente treinados, todos com re-
conhecida experiência tanto na sua área específica
quanto na habilidade de proceder à correção de instru-
mentos discursivos de medida. Para garantir uma ava-
liação mais justa e objetiva, os profissionais responsá-
veis pela correção das provas elaboraram chaves de
correção, analisaram os padrões de resposta espera-
do e discutiram longamente os critérios. Cada dupla
de avaliadores se responsabilizou pela correção de uma
única questão, garantindo, assim, maior consistência
aos escores, homogeneidade de critérios, maior rapi-
dez e confiabilidade de correção. Evitou-se, dessa for-
ma, a influência do erro de halo, isto é, que o desem-
penho em uma questão influenciasse o julgamento da
questão seguinte.
O formulário adotado no Caderno de Respostas
assegurou o anonimato do formando e de sua institui-
ção de origem, tendo passado por rigorosos procedi-
mentos de controle e conferência.
Análise das Questões
A análise dos resultados obtidos nas provas per-
mite avaliar o desempenho dos formandos e a prova
como instrumento de medida.