160
SODRÉ, L. G. P. Criança: a determinação histórica de um cidadão excluído. Revista
da FAEEBA, Salvador, v.11, n.17, p.65-72, jan./jun. 2002.
SODRÉ, L. G. P. Contribuições das crianças para análises e concepções de
espaços de Educação Infantil, (2007).
SODRÉ, L. G. P.; GUTTIN, J. M. S. ; REIS, Isis Tibúrcio. Análise dos elementos da
natureza nos desenhos livres de crianças da Educação Infantil. In: VI Congresso
Internacional de Educação, 2007, Concórdia - Santa Catarina. Educação, visão e
crítica e perspectivas de mudança. Concórdia: Universidade do Contestado, 2007.
SOUZA, Elizeu Clementino de. A didática como iniciação: fabricação de identidades,
políticas e práticas de formação de professores. ENDIPE, 2006, 15-27.
SOUZA FILHO, João Josué da. Educação Infantil e informática: entre as
contradições do moderno e do contemporâneo. In: SARMENTO, Manuel Jacinto,
CERISARA, Ana Beatriz (orgs). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógica
da infância e educação. Porto: Asa, 2004, p. 105-134.
SOUZA Jr. Luiz de. Educação Municipal. Caderno Nossa Cidade. Ano II. n. 3, jan,
2004.
TEIXERIA, Lúcia Helena G. Seleção de diretores de escola: avanços, pausas e
recuos de um processo. In. 22ª Reunião anual da ANPED, 2001. Caxambu. Anuário
GT Estado e Política Educacional, 2001. v. 1, p. 225-239.
VASCONCELLOS, Vera Maria R.; AQUINO, Ligia Maria L.; KAPPEL, Dolores
Bombardelli. Infância e políticas de educação infantil: inicío do século XXI. In.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Educação e Infância: história e política.
Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Educação Infantil: um ato político. In.
Educação infantil: subsídios para o Plano Municipal de Educação de Niterói.
Niterói:FME, 2003.
VASCONCELLOS, Vera Maria R.; AQUINO, Ligia Maria L.; LANTER, Ana Paula L. A
Integração da educação infantil ao sistema de ensino: exigências e possibilidade
pós–LDB. In: SOUZA, Donald Belo; FARIA, Lia Ciomar M. (orgs). Desafios da
educação municipal. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.117-146.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos, FRIEDLMEIER, Wolfgang. Relatório do
Projeto Integrado de Pesquisa Contextos Infantis de Construção do Conhecimento e
Formação de Subjetividades da Criança e do Educador, 2001.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Formação dos profissionais de educação
infantil: reflexões sobre uma experiência. Em aberto. Brasília. V. 18. n.73, p.98-111,
jul. 2001.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos, VALSINER, J. Perspectiva co-construtivista
na psicologia e na educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.