78
brinquedo não lhe pertence. Ao questiona-lo(a) se o
amigo lhe emprestou, ele(a) refere que sim, mas
você confronta-o(a) pois sabe que o brinquedo não é
dele(a) e que ele pode ter feito isso sem pedir
permissão, como fez outras vezes. Frente a esta
situação, o que você faz(faria)? Qual a sua
atitude?(pega algo dos outros sem permissão)
ele(a) refere que não, que não chegou a pedir para o
amigo. Frente a esta situação, o que você faz(faria)? Qual
a sua atitude? (pega algo dos outros sem permissão)
5. No horário usual durante a semana, você chama
seu filho(a) para dormir/almoçar/fazer algo que é da
rotina, mas ele recusa-se. Frente a esta situação, o
que você faz(faria)? Qual a sua atitude? (recusa-se a
dormir)
X X
5. Durante uma tarde/manhã qualquer, você chama a
turma para lavar as mães e irem lanchar no refeitório ou
no pátio, por exemplo. No entanto, o(a) ______ recusa-se
a ir, dificultando as coisas. Frente a esta situação, o que
você faz(faria)? Qual a sua atitude? (recusa algo da
rotina)
X X
6. Você instruiu seu filho(a), pedindo que ele(a)
guardasse seus brinquedos para vocês saírem. Mas
ele(a) não lhe obedece. Frente a esta situação, o que
você faz(faria)? Qual a sua atitude? (desobedece ou
ignora as regras ou instruções dos pais)
X X
6. Você combinou com o(a)_______ que após o pátio
todos os brinquedos seriam guardados para recomeçarem
as atividades. Mas ele(a) não lhe obedece e não quer
guardar os brinquedos. Frente a esta situação, o que você
faz(faria)? Qual a sua atitude? (desobedece ou ignora as
regras ou instruções da professora)
X X
7. Você pergunta a seu filho(a) se ele já fez o tema
ou se já tomou banho. Ele(a) responde que sim, mas
quando você vai verificar percebe que ele(a) mentiu
para você. Frente a esta situação, o que você
faz(faria)? Qual a sua atitude? (mentir)
X X X
7. Você pergunta a(o) __________ se ele já fez as
atividades propostas. Ele(a) responde que sim, mas
quando você vai verificar percebe que ele(a) mentiu para
você. Frente a esta situação, o que você faz(faria)? Qual
a sua atitude? (mentir)
X X X
8. Você percebe que seu filho(a) está implicando,
incomodando o amigo com quem ele(a) está
brincando. Frente a esta situação, o que você
faz(faria)? Qual a sua atitude? (implica, incomoda)
X X X
8. Você percebe que o(a) ________ está implicando,
incomodando o amigo que está sentado próximo a ele,
que está fazendo uma atividade com ele(a). Frente a esta
situação, o que você faz(faria)? Qual a sua atitude?
(implica, incomoda)
X X
9. Você e seu filho(a) estão na casa de uma outra
pessoa (um parente, um amigo dele(a) ou seu) e
ele(a) está mexendo no rádio e nos cds. De repente
ele(a) estraga o aparelho ou o cd. Frente a esta
situação, o que você faz(faria)? Qual a sua atitude?
(estraga algo dos outros)
X X
9. As crianças trouxeram de casa materiais sobre o tema
que vocês estão estudando. Você proporciona que eles
mostrem e troquem entre si esses materiais. De repente
você observa que o(a) _________ estraga, rasga ou
quebra o material de um colega. Frente a esta situação, o
que você faz(faria)? Qual a sua atitude? (estraga algo
dos outros)
X X
10. Seu filho(a) está jogando com os amigos. Você
percebe que ele(a) começa a criar um problema, um
impasse, discutindo com os amigos. Frente a esta
situação, o que você faz(faria)? Qual a sua atitude?
(cria problemas)
X X
10. O(a) _______está jogando com os amigos. Você
percebe que ele(a) começa a criar um problema, um
impasse, discutindo com os amigos. Frente a esta
situação, o que você faz(faria)? Qual a sua atitude? (cria
problemas)
X X
11. Você e seu filho(a) estão em casa e você pede
que ele(a) desligue a TV para ir se arrumar, pois
vocês vão sair. Ela insiste em ficar mais e diz que
não quer sair. Vocês conversam, tentam negociar,
mas ele(a) mostra-se irredutível. Nesse conflito,
impasse ele(a) fica mau-humorado(a), nervoso(a),
irrita-se e grita. Frente a esta situação, o que você
faz(faria)? Qual a sua atitude? (fica mau-humorada
e nervosa)
X X X
11. Você está organizando a turma para saírem da sala,
pois estão finalizando uma atividade e vão iniciar outra,
ou até mesmo porque vão para o recreio. O(a)_______
insiste em ficar mais e diz que não quer sair. Vocês
conversam, tentam negociar, mas ele(a) mostra-se
irredutível. Nesse conflito, impasse ele(a) fica mau-
humorado(a), nervoso(a), irrita-se e grita. Frente a esta
situação, o que você faz(faria)? Qual a sua atitude? (fica
mau-humorada e nervosa)
X X
12. Observando seu filho(a) interagir com outras
crianças, você percebe que ele (a) não é muito
querido(a) pelas outras crianças, pois evitam-no(a) e
pouco se dispõem a brincar com ele(a). Frente a esta
situação, o que você faz(faria)? Qual a sua atitude?
(não é muito querida pelas outras crianças)
X X X
12. Observando o(a)_________ interagir com outras
crianças, você percebe que ele (a) não é muito querido(a)
pelas outras crianças, pois evitam-no(a) e pouco se
dispõem a brincar com ele(a). Frente a esta situação, o
que você faz(faria)? Qual a sua atitude? (não é muito
querida pelas outras crianças)
X X
TOTAL DAS PRÁTICAS UTLIZADAS
12 12 6
12 8 3
I= práticas indutivas; C=práticas coercitivas; NI= não interfere
Observamos que, no contexto familiar, os pais revelaram utilizar-se tanto de práticas
indutivas como coercitivas frente às situações difíceis com seus filhos. Já as professoras
empregaram, nas mesmas situações, mais freqüentemente práticas indutivas do que
coercitivas. Entretanto, ambos sistemas apresentam uso combinado de práticas coercitivas e
indutivas, o que nos leva a pensar que o uso exclusivo de uma ou de outra nas situações
propostas tende a ser ineficaz. Na família porém, a heterogeneidade das práticas educativas
(que são tanto de caráter indutivo como coercitivo) foi mais freqüente em comparação ao