torque máximo, uma vez que o aumento da temperatura em composições sem carga
reduz o torque mínimo, pois a entalpia será maior facilitando a difusão do gradiente
de temperatura ao longo da mistura reduzindo, assim, a viscosidade inicial
apresentada pela composição. O efeito da temperatura segue a “regra do caos” ou
seja, a velocidade de cura dobra para cada 10 °C de incremento na temperatura,
como mostra os valores de CRI na Figura 5.31. A taxa de vulcanização é maior para
as misturas aceleradas com CBS. Nota-se que em toda a faixa de temperatura
estudada, o EPDMSH apresentou valores mais altos de CRI no sistema acelerado
com CBS. O EPDMTA manteve a mesma taxa da mistura não compatibilizada, até a
temperatura de 160 °C, a partir da qual começou a ficar mais acelerado. Na
presença de MBTS os agentes compatibilizantes mantiveram o mesmo
comportamento do sistema acelerado com CBS. Pode-se afirmar que os agentes
compatibilizantes utilizados tem efeito acelerativo na mistura NR/EPDM 65 (70/30)
vulcanizada na presença de aceleradores distintos, sendo o EPDMSH mais reativo
que o EPDMTA, provavelmente em função da similaridade existente entre o
EPDMSH e o acelerador MBT (como mencionado anteriormente). O grupo tioacetato
pode estar retardando o processo de cura
150
, pois, a exemplo dos grupos anidrido,
pode estar reagindo com o óxido de zinco. Pode-se especular ainda que ocorra
reação da amina proveniente da quebra da cadeia do acelerador com o tioacetato,
que retardaria o efeito compatibilizante.
Tabela 5.23 Variação de torque máximo e mínimo das misturas compatibilizadas
com grupos mercaptan em diferentes temperaturas
Compatibilizante
150 °C 160 °C 170 °C
CBS
M
L
a
M
H
b
M
H
- M
L
M
L
a
M
H
b
M
H
- M
L
M
L
a
M
H
b
M
H
- M
L
Sem compatibi. 2,0 21,5 19,5 1,9 20,8 20,8 1,9 20,2 18,3
EPDMTA 1,1 21,1 20,0 1,1 20,4 19,3 1,0 19,7 18,7
EPDMSH 1,0 21,1 20,1 0,9 20,6 19,7 1,0 20,0 19,0
MBTS
Sem compatibi. 2,1 17,5 15,4 2,0 17,1 15,1 1,9 16,5 14,6
EPDMTA 2,6 17,1 14,5 1,5 19,5 18,0 1,7 18,7 17,0
EPDMSH 2,2 20,0 17,8 2,3 20,1 17,8 2,4 18,3 15,9
a
Torque máximo,
b
torque mínimo.
163