3. ANALISE DA RELAÇÃO AMBIENTE COMPETITIVO –
TECNOLOGIA.....................................................................................................
49
3.1 Poder de negociação dos fornecedores.............................................................
49
3.1.1 Fornecedores de matéria-prima.....................................................................
49
3.1.2 Fornecedores de insumos e equipamentos.....................................................
52
3.1.2.1 Produtos complementares e vantagem competitiva....................................
57
3.2 Poder de negociação dos clientes..................................................................... 59
3.3 Risco de novos entrantes.................................................................................. 61
3.4 Risco de produtos substitutos...........................................................................
63
3.4.1 Desempenho relativo dos produtos................................................................
63
3.4.2 A trajetória da substituição............................................................................
65
3.4.3 Ampliação do desempenho dos produtos......................................................
68
3.4.4 Mudança no valor relativo dos produtos....................................................... 69
3.5 Competição no segmento agroindustrial......................................................... 71
3.5.1 Barreiras de entrada às agroindústrias processadoras de leite UHT no
estado do Rio Grande do Sul..................................................................................
71
3.5.1.1 Economias de escala...................................................................................
71
3.5.1.2 Identidade de marca....................................................................................
73
3.5.1.3 Custos de mudança.....................................................................................
74
3.5.1.4 Exigências de capital..................................................................................
74
3.5.1.5 Acesso a distribuição..................................................................................
75
3.5.1.6 Curva de aprendizagem..............................................................................
75
3.5.1.7 Acesso favorável à matéria-prima..............................................................
76
3.5.1.8 Política governamental...............................................................................
76
3.5.1.9 Retaliação esperada.................................................................................... 77
3.5.2 Determinantes da rivalidade atual................................................................. 77
3.5.2.1 Crescimento do setor..................................................................................
77
3.5.2.2 Concentração e equilíbrio...........................................................................
79
3.5.2.3 Custos de mudança.....................................................................................
82
3.5.2.4 Modificação dos padrões concorrenciais....................................................
83
3.5.2.5 Barreiras de saída........................................................................................
85
3.5.2.6 Identidade de marca....................................................................................
85
3.5.2.7 Estrutura de preços em vigor......................................................................
86
3.5.2.8 Restrições ambientais.................................................................................
86
3.6 Principais elementos presentes no ambiente competitivo do setor de leite
fluido no estado do Rio grande do Sul que influenciaram a adoção da tecnologia
UHT........................................................................................................................
87
4. ANÁLISE DA RELAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA-
TECNOLOGIA.....................................................................................................
89
4.1 Liderança de custo............................................................................................
89
4.1.1 Economias ou deseconomias de escala..........................................................
89
4.1.2 Controle do efeito da utilização da capacidade.............................................
91
4.1.3 Controle de elos entre atividades de valor.....................................................
91
4.1.4 Controle de inter-relações..............................................................................
92
4.1.5 Controle da integração...................................................................................
96