155
7
a
etapa - Desigualdade entre parte e todo. Perguntar: a água gasta mais
(variar com menos) tempo para:
descer de I
1
a I
2
ou para descer de I
1
a I
3
: ..........................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
descer de I
5
a I
8
ou para descer de I
1
a I
2
: ..........................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
subir de II
1
a II
3
ou para subir de II
3
a II
4
: ..........................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
subir de II
5
a II
7
ou para subir de II
2
a II
5
: .........................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
descer de I
3
a I
4
ou para subir de II
4
a II
6
:..........................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
subir de II
2
a II
3
ou para descer de I
1
a I
3
: .........................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
obs.:................................................................................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
8
a
etapa - Igualdade e desigualdade de duas durações sucessivas. Perguntar: é
preciso o mesmo tempo ou não para a água:
descer de I
6
a I
7
e de I
7
a I
8
: ...............................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
descer de I
2
a I
4
e de I
4
a I
6
: ...............................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
subir de II
1
a II
2
e de II
2
a II
3
: ..............................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
subir de II
3
a II
5
e de II
4
a II
6
: .............................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
obs.:................................................................................................................................
........................................................................................................................................
9
a
etapa - Relação entre quantidade de líquido escoado e intervalo de tempo.
Verificar se a criança compreende que o intervalo de tempo corresponde à
quantidade de água escoada.
Resultado : ...................................................................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
OBSERVAÇÕES GERAIS .......................................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................
........................................................................................................................................