RESUMO
A pós-graduação brasileira tem apresentado, ao longo do tempo, uma evolução favorável no
que se refere à qualificação de mestres e doutores. Porém, sua avaliação é concentrada,
basicamente, no curso e no docente. Os atributos que interferem no processo de ensino e
pesquisa do discente são pouco evidenciados. Esses atributos expressam, muitas vezes,
aspectos intangíveis do ambiente de pós-graduação, igualmente importantes quando se trata
de avaliação. Com este entendimento, realizou-se esta pesquisa que teve o objetivo de estudar
os atributos de satisfação dos alunos dos programas de pós-graduação em administração dos
estados de Santa Catarina e do Paraná. A pesquisa caracterizou-se como teórico-empírica,
sendo de natureza exploratória, com método qualitativo, em sua primeira parte, e descritiva,
com método quantitativo, nas duas partes seguintes. Nas três partes, para a coleta de dados, se
adotou um questionário estruturado. Na primeira parte da pesquisa, empregou-se a Técnica do
Incidente Crítico, que se constitui uma alternativa qualitativa para determinar atributos de
satisfação. Na segunda parte, por meio de escalograma do tipo Likert, se mensuraram os
atributos de qualidade dos serviços apontados na fundamentação teórico-empírica de estudos
de satisfação no ensino superior. A terceira parte buscou a caracterização dos respondentes
quanto aos aspectos pessoais e acadêmicos. A população de pesquisa foi composta por alunos
mestrandos que concluíram as disciplinas dos programas de pós-graduação em administração
no segundo semestre de 2005, nos estados de Santa Catarina e do Paraná. Definiu-se essa
população de forma intencional, não-probabilística, de conveniência, sendo o estudo
considerado censitário e realizado nos oito programas existentes nos dois estados referidos,
com exceção do programa da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), que não participou
da pesquisa, mas apresentou justificativas. O corte de tempo foi transversal. Na primeira
parte, analisaram-se os dados por meio de análise de conteúdo; na segunda parte, por meio de
estatística descritiva; e, na terceira parte, também por meio de estatística descritiva. Os
resultados mostraram que a localização, a reputação e a imagem da IES no mercado, assim
como o conceito conferido pela CAPES ao programa de pós-graduação, são os atributos
elencados pelos alunos para a escolha da IES em que realizam seus mestrados. Constatou-se,
igualmente, que os eventos causadores de maior satisfação, como qualidade, dedicação,
empenho e preocupação com os alunos, estão relacionados ao corpo docente. Entretanto, os
docentes também foram mencionados como causadores dos eventos de insatisfação, estando,
entre os atributos citados, a incapacidade para ministrar aulas e a falta de metodologia de
ensino. Dos pontos fortes das IES citados, destacou-se a qualidade docente. Já entre os pontos
fracos mais citados, figuram a infra-estrutura disponível (laboratórios e salas de aula) e a
necessidade de diversificar e aumentar as disciplinas disponíveis. Quanto às potencialidades
dos programas de pós-graduação destacadas pelos alunos do Paraná e de Santa Catarina,
prevaleceu a qualidade docente. Em relação às debilidades indicadas pelos mestrandos,
percebeu-se uma distinção nas opiniões: no Paraná, a infra-estrutura de laboratórios e salas de
aula; em Santa Catarina, o laboratório e seus horários, bem como a necessidade de diversificar
e aumentar o número de disciplinas oferecidas. Ainda sobre o desempenho dos cursos
analisados, constatou-se que os mestrandos em administração consideram-se satisfeitos com o
curso escolhido. Com relação ao grau de satisfação com o programa e a instituição escolhida
para a pós-graduação, a maior parte dos mestrandos relatou concordar com a afirmação de que
indicaria o curso para um amigo. Além disso, grande parte dos alunos sugeriu que, caso fosse
reiniciar, escolheria o mesmo mestrado. No que tange à análise das expectativas dos
mestrandos quanto à qualidade geral do curso, estes concordaram, parcialmente, que o curso
superou as expectativas que tinham sobre ele. Em referência à caracterização dos