U = 10295,5 p = 0,01*
H = 4,64 p = 0,2 U = 9537,0 p = 0,17 H = 1,34 p = 0,71
Pun. Incons. Masc. 152,48 Prim. 179,79 Masc. 140,85 Prim. 167,71
Fem. 166,06 Do meio 156,26 Fem. 152,28 Do meio 123,16
Caçula 143,27 Caçula 140,12
Único 158,66 Único 140,07
U = 11329,5 p = 0,2
H = 0,17 p = 0,027*
U = 9698,5 p = 0,25
H = 11,03 0,01*
Negligência Masc. 157,65 Prim. 169,40 Masc. 127,28 Prim. 155,17
Fem. 162,48 Do meio 144,54 Fem. 162,05 Do meio 146,24
Caçula 161,01 Caçula 141,74
Único 153,69 Único 143,08
U = 12006,0 P = 0,64 H= 2,82 p = 0,42
U = 8029,0 p = 0,001**
H = 1,48 p = 0,68
Disc. Relaxada Masc. 156,36 Prim. 161,05 Masc. 129,53 Prim. 144,50
Fem. 163,37 Do meio 161,87 Fem. 160,43 Do meio 151,20
Caçula 159,79 Caçula 150,36
Único 159,36 Único 143,53
U = 11837,0 p = 0,5 H = 0,028 p = 0,99
U = 8306,0 p = 0,02*
H = 0,43 p = 0,93
Mon. Negativa Masc. 151,40 Prim. 166,79 Masc. 143,62 Prim. 160,67
Fem. 166,81 Do meio 175,82 Fem. 150,29 Do meio 143,41
Caçula 143,09 Caçula 140,50
Único 171,32 Único 134,19
U = 11187,5 p = 0,14 H = 6,56 p = 0,08 U = 10039,0 p = 0,5 H = 4,4 p = 0,22
Abuso físico Masc. 156,74 Prim. 179,25 Masc. 149,84 Prim. 173,94
Fem. 162,11 Do meio 166,50 Fem. 145,82 Do meio 116,97
Caçula 143,09 Caçula 139,60
Único 148,38 Único 131,19
U = 11886,5 p = 0,51
H = 11,18 p = 0,01*
U = 10804,0 P = 0,67 H = 20,53
p=0,0001***
iep Masc. 160,60 Prim. 143,16 Masc. 161,07 Prim. 131,60
Fem. 160,43 Do meio 162,15 Fem. 137,74 Do meio 150,57
Caçula 172,64 Caçula 156,95
Único 173,08 Único 163,12
U = 12393,0 p = 0,98 H = 6,8 p = 0,078
U = 12185,0 p = 0,02*
H = 6,34 p = 0,09
Diferenças significativas a * 0,05, ** 0,01 e ***0,001.
A partir da Tabela 6, observa-se que o índice de estilo parental (iep) paterno foi
estatisticamente diferente com relação ao gênero (p<0,05), o que não ocorreu com as mães.
Avaliando as médias dos postos de gênero, para os pais, tem-se que o valor do grupo feminino
foi mais baixo do que o masculino. Portanto, a diferença assinalada pelo teste revela que as
meninas avaliaram seus pais de forma mais rígida do que os meninos, obtendo ieps mais
baixos. No que se refere à ordem de nascimento, a estatística H não revelou haver diferenças
significativas para um α=95%; contudo, tanto para os pais (p = 0,09), quanto para as mães (p
= 0,078), o valor de p ficou entre 0,05 e 0,1, o que indica uma tendência dos pais em tratar,
sim, os filhos de diferentes maneiras ou de, ao menos, os filhos os avaliarem de formas
diversas.
Considerando as práticas educativas com relação ao gênero, observa-se que as mães
obtiveram um resultado significativo no que tange ao ‘comportamento moral’, apenas. O
grupo feminino avaliou as mães como mais atuantes nessa prática do que os meninos (U =