21
Sumário
1. Introdução................................................................................................................... 23
1.1 Justificativa........................................................................................................... 24
1.2 Caracterização do Problema................................................................................. 25
1.3 Objetivos............................................................................................................... 26
2. Base Teórica ............................................................................................................... 27
2.1 Desenvolvimento Global de Software (DGS) ...................................................... 27
2.1.1 Forças Atuantes ............................................................................................. 28
2.1.2 Variáveis Sociais no Ambiente de DGS........................................................ 29
2.2 Desenvolvimento Offshore................................................................................... 30
2.2.1 Terceirização entre Diferentes Empresas (Outsourcing)............................... 30
2.2.2 Terceirização dentro da Própria Empresa (Insourcing)................................. 31
2.3 Modelos de Maturidade e de Governança de TI................................................... 31
2.3.1 SW-CMM...................................................................................................... 31
2.3.2 CMMI............................................................................................................ 32
2.3.3 SPICE ............................................................................................................ 33
2.3.4 ITIL................................................................................................................ 34
2.3.5 CObIT............................................................................................................ 35
2.4 Modelos de Referência......................................................................................... 37
2.4.1 Modelo de Custo para DGS (Segundo [SON03]) ......................................... 37
2.4.2 Modelo MuNDDoS (Segundo [PRI03])........................................................ 39
2.4.3 Modelo para Organizações Outsourcing (Segundo [LOH02])...................... 42
2.4.4 Modelo para Organizações Offshore Outsourcing (Segundo [KIS03]) ........ 43
2.4.5 Modelo para Organizações Offshore Outsourcing (Segundo [KHA03a]) .... 45
2.5 Trabalhos Relacionados........................................................................................ 47
2.5.1 Modelo SITO (Segundo [CAR02]) ............................................................... 47
2.5.2 Modelo OMM (Segundo [MOR03]) ............................................................. 48
2.6 Análise Comparativa ............................................................................................ 51
2.6.1 Modelos de Maturidade e de Governança de TI............................................ 51
2.6.2 Modelos de Referência.................................................................................. 52
2.6.3 Modelos de Maturidade Offshore.................................................................. 54
3. Método de Pesquisa.................................................................................................... 57
3.1 Desenho de Pesquisa ............................................................................................ 57
3.2 Estudo de Caso ..................................................................................................... 59
3.2.1 Unidade do Estudo de Caso........................................................................... 59
4. Resultados do Estudo de Caso.................................................................................... 61
4.1 Características das Organizações Analisadas....................................................... 61
4.1.1 Característica da Organização do Centro A e C............................................ 62
4.1.2 Característica da Organização do Centro B................................................... 63
4.1.3 Característica da Organização do Centro D .................................................. 64
4.2 Metodologia do Estudo de Caso........................................................................... 64
4.3 Instrumento de Pesquisa....................................................................................... 66
4.3.1 Caracterização dos Respondentes.................................................................. 67
4.4 Análise de Dados.................................................................................................. 68
4.4.1 Aspectos Organizacionais.............................................................................. 69
4.4.2 Aspectos Sociais............................................................................................ 71
4.4.3 Aspectos Técnicos......................................................................................... 75
4.4.4 Questões Gerais............................................................................................. 79
4.5 Considerações sobre o Estudo de Caso ................................................................ 83