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Tabela 11 – Resultados médios dos prazos de vencimentos das estratégias com opções analisadas e as
ações preferenciais da Petrobrás.
Estratégia
Número de
prazos
Rentabilidade
da Estratégia
Rentabilidade
da Ação
Desvio-Padrão
da Estratégia
Desvio-Padrão
da Ação
Venda de Put Sintética - Opção 1 29 2,04% 2,73% 3,12% 7,33%
Venda de Put Sintética - Opção 2 31 2,34% 2,71% 4,32% 7,38%
Venda de Put Sintética - Opção 3 31 2,51% 2,70% 5,37% 7,38%
Venda de Put Sintética - Opção 4 29 2,56% 2,59% 6,13% 7,30%
Spread de Alta - Opção 1 e 2 29 19,39% 2,72% 83,78% 7,30%
Spread de Alta - Opção 1 e 3 29 18,66% 2,65% 91,72% 7,28%
Spread de Alta - Opção 1 e 4 27 18,61% 2,61% 99,97% 7,33%
Spread de Alta - Opção 2 e 3 31 21,12% 2,70% 133,03% 7,30%
Spread de Alta - Opção 2 e 4 29 20,20% 2,62% 139,57% 7,30%
Spread de Alta - Opção 3 e 4 29 21,81% 2,63% 190,43% 7,31%
Spread de Baixa - Opção 1 e 2 29 -25,65% 2,72% 101,70% 7,30%
Spread de Baixa - Opção 1 e 3 29 -18,81% 2,65% 79,51% 7,28%
Spread de Baixa - Opção 1 e 4 27 -14,46% 2,61% 65,65% 7,33%
Spread de Baixa - Opção 2 e 3 31 -14,52% 2,71% 77,62% 7,31%
Spread de Baixa - Opção 2 e 4 29 -11,71% 2,62% 62,08% 7,30%
Spread de Baixa - Opção 3 e 4 29 -9,19% 2,63% 56,68% 7,31%
Compra de Butterfly de Call - Opção 1, 2 e 3 29 -3,43% 2,65% 41,44% 7,28%
Compra de Butterfly de Call - Opção 1, 2 e 4 27 2,34% 2,61% 57,67% 7,33%
Compra de Butterfly de Call - Opção 1, 3 e 4 27 -7,91% 2,60% 47,50% 7,32%
Compra de Butterfly de Call - Opção 2, 3 e 4 29 -1,07% 2,63% 35,39% 7,31%
Spread Calendário - Opção 1 12 17,56% 0,49% 56,59% 5,06%
Spread Calendário - Opção 2 15 16,01% 0,74% 53,60% 5,11%
Spread Calendário - Opção 3 14 21,43% 0,47% 68,59% 5,00%
Spread Calendário - Opção 4 13 14,03% 0,34% 80,78% 4,93%
Fonte: Elaboração do Autor
O número de prazos indica a quantidade possível de se efetivar as
estratégias no período de 2002 a 2006, seguindo os critérios de liquidez pré-
estabelecidos.
Dos 54 prazos disponíveis no período, a Telemar, por ter um volume de
negócios muito maior do que a Petrobrás, conseguiu efetivar as estratégias em
um maior número de prazos.
Em ambas as empresas, as estratégias envolvendo opções mais
próximas de no-dinheiro, foram as que possibilitaram um maior número
negócios.
Na média as estratégias de Venda de Put Sintética foram as únicas que
geraram efeitos de hedge. O desvio-padrão da estratégia sempre foi inferior ao
desvio-padrão de ambas as ações, sendo menor quando o preço de exercício
da opção envolvida na estratégia foi maior. E, como visto anteriormente, as
estratégias envolvendo a Telemar se beneficiaram mais, nesse caso, porque as
ações tiveram um desempenho bem inferior às da Petrobrás.