Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja. Graciele Silva Rezende. 2006
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Quanto à pouca ocorrência verificada dos textos narrativo e informativo, pensamos que isso
se deve ao fato de que eles são considerados pouco eficazes para uma estratégia publicitária
que valoriza um apelo rápido ao consumidor potencial. É importante ainda ressaltar que,
além desses componentes verbais, percebemos a utilização de elementos visuais nas
publicidades de cerveja como o uso da sinestesia, iluminação, cor, figuras etc. Vale
salientar que a sinestesia estabelece um cruzamento de relações sensoriais na percepção de
cada uma das formas de receber sensações, segundo os órgãos de sentido (visão, audição,
olfato, paladar, tato). A sinestesia consiste em provocar um efeito de totalidade pela
associação de sons, cheiros, gostos, textura etc.
Nas publicidades brasileiras de cerveja, os anunciantes tentam resgatar, por meio do
icônico, algumas sensações advindas dos cinco sentidos: paladar, olfato, tato, visão,
audição. É o caso, por exemplo, do uso de gotículas em garrafas, em copos, em latas e até
mesmo nas tampinhas de cerveja. Ao usar esse tipo de estratégia, o anunciante tem a
intenção de transmitir, por meio da visão, as sensações de temperatura das bebidas que
podem ser sentidas pelo paladar e pelo tato. Há também outro caso em que as personagens
olham para o produto, deixando a boca entreaberta. Essa postura parece evocar a interjeição
Ah!, o que revelaria o desejo de tomar a bebida. O último caso de sinestesia percebido por
nós se justifica pelas figuras em formas onduladas nas publicidades da Nova Schin que
parecem transmitir a sensação de cheiro da cerveja. A funcionalidade da sinestesia
encontra-se no efeito produzido pela associação de sons, cores, cheiros, texturas e
sensações que podem ser suscitadas no consumidor. Os efeitos sinestésicos, juntamente
com as linguagens verbal e icônica, contribuem para a construção de sentidos.
Vejamos, a seguir, a descrição das publicidades que compõem nosso corpus, com os efeitos
produzidos a partir dos elementos visuais (formatação, diagramação, cor, luminosidade,
imagem) e dos componentes verbais (slogan, chamada, textos informativo, narrativo e
advertência). Nossa preocupação, ao descrever as publicidades brasileiras de cerveja, é a de
arrolar elementos que podem remeter às representações sociais.