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QUADRO 9 – QUESTÕES INICIAIS PARA DEFINIÇÃO DO GRAU
Variáveis Estratégias Questões
1.1
Atividades para extrair o
compromisso coletivo em relação à
visão
De que forma é conduzida a disseminação das visões de
longo prazo, política, diretrizes decisões e metas da
produção?
1.2
Metas ambíguas e ou
extremamente desafiadoras
Em que atividades da área da manufatura existem metas
ambíguas e ou extremamente desafiadoras?
1- Adesão à visão,
políticas e
diretrizes.
1.3
Solidez da visão, política e
diretrizes da produção
De que forma é concebida o planejamento estratégico,
estudos de melhorias, reduções de leiaute e do fluxo de
produção?
2.1 Proporcionar treinamento teórico.
Como classificaria o planejamento e execução do treinamento
nas áreas de manufatura?
2.2
Proporcionar treinamento prático
(conhecimento tácito)
De que forma é realizada o aprendizado prático?
2 - Preparação
das pessoas
2.3
Pessoas-chave assimilaram a
técnica ensinando e observando
Como os responsáveis pela manufatura aprendem e ensinam
a resolução dos problemas?
3.1
Interação interna entre diversos
grupos
Existe interação e divulgação de idéias entre equipes?
3.2
Construção de um protótipo ou
modelo
A simulação prévia de linhas de produção é uma atividade
habitual?
3.3
Sistema para contratar pessoal de
diferentes requisitos
Qual é a medida adotada na sua empresa, durante uma
carência de um profissional habilitado para uma função
específica?
3 - Estimular a
inovação
3.4
Cultura que perdoa falhas dos
integrantes
A cultura interna tolera erros no trabalho?
4.1 Valorização da ousadia
Qual o grau de liberdade para os que ousam soluções
inesperadas ou quebram paradigmas, contribuindo com
melhorias e inovações?
4.2 Valorização da perseverança
Como classificaria a perseverança em relação à continuidade
dos projetos iniciados?
4.3
Remover símbolos de status
hierárquicos, através de
comunicação direta da direção com
os demais.
Qual o nível de comunicação no trabalho e acessibilidade
entre as pessoas dos diversos níveis?
4 - Valorização
das capacidades
pessoais
4.4
Sistema de premiação do trabalho
individual e de grupo.
Existe premiação para colaboradores e grupos que se
destacam pela competência, capacidade de inovação e de
realização de forma extraordinária?
5.1
Equipes interfuncionais
(cibernético) com liberdade para
estabelecer a estratégia de
implantação
As áreas possuem autonomia em criar equipes interfuncionais
e sugerir rodízio das pessoas?
5.2
Encontros que incentivam a
cooperação entre funcionários e
seus superiores diretos
Existem formas de aproximação de integrantes de equipes e
seus superiores diretos?
5.3
Encontros para delineamento e
absorção das diferenças culturais
entre os integrantes
Como se resolvem as divergências culturais e conceituais?
5 - Cooperação
entre as pessoas
5.4
Uso da linguagem e vocabulário
amigáveis
Como é realizada a padronização da linguagem, dos termos
técnicos e estrangeiros?
6.1
Poucos indicadores relacionados
diretamente com a eficiência
Quais são os indicadores voltados ao cliente diretamente
relacionados com a eficiência?
6 - Estimular as
melhorias
6.2
Atividade para analise dos
resultados e ação para criar uma
nova situação melhor.
De que forma são tomadas as contramedidas em caso de
resultados fora da meta estipulada, e quais ações são
tomadas?
7.1
Recurso "comunicação" - rede de
comunicações formais e informais
Como a sua empresa promove a comunicação entre as
áreas? 7 - Meios de
compartilhamento
do conhecimento
7.2
Recurso "material"- sala de
exposição, salas temáticas, local
para "bate-papo" sobre o tema
Como classificaria a situação dos recursos disponíveis para o
compartilhamento do conhecimento?
FONTE: Elaborado pelo autor.