extinções, modificações, adições, design, embalagem, etc.; (b) preços: políticas que
devem ser seguidas por grupo de produtos em segmentos de mercado; (c) praça: canais
de distribuição e níveis de serviços aos clientes; (d) promoção: comunicação com
clientes sob os títulos relevantes, isto é, propaganda, força de vendas, promoção de
vendas, relações públicas, exposições, mala direta, etc.
Have et al. (2003, p. 128-129) abrem algumas questões mais detalhadas que
identificam as formas de como o executivo poderá trabalhar o mix de marketing no
mercado:
a) Produto: Você realmente produz o que os seus clientes desejam?
Possíveis decisões e atividades incluem o desenvolvimento de um novo
produto, modificação de produtos existentes e eliminação de produtos
que não são mais atraentes ou lucrativos. Há também uma variedade de
atividades intimamente ligadas ao produto que podem ser consideradas,
como marca, embalagem, garantias e o tratamento das reclamações;
b) Distribuição: Os seus produtos estão disponíveis nas quantidades certas,
no lugar certo, na hora certa? E você pode conseguir isso e ao mesmo
tempo manter os custos de estoque, transporte e armazenamento mais
baixos possível? Analise e compare as várias possibilidades de
distribuição, depois, então, a opção mais apropriada pode ser
selecionada. Outra vez, há algumas atividades relacionadas com a
variável de distribuição, como selecionar e motivar intermediários,
controlar estoque e administrar o transporte e armazenagem com a
maior eficiência possível;
c) Promoção: De que maneira você pode informar/educar grupos de
clientes sobre a sua organização e seus produtos? Tipos diferentes de
atividades promocionais podem ser necessários, dependendo de a
organização desejar lançar um novo produto, aumentar a
conscientização a respeito de características especiais de um produto
existente ou manter o interesse em um produto que tem estado
disponível da mesma maneira por longo tempo. Portanto, devem ser
tomadas decisões quanto à maneira mais eficaz de entregar a mensagem
desejada ao grupo-alvo; e
d) Preço: Quanto o seu cliente está disposto a pagar? O valor obtido em
uma compra é crítico para os consumidores, além disso, o preço muitas
vezes é usado como ferramenta competitiva, não somente nas guerras
de preços, mas também para o aprimoramento da imagem. As decisões
de preços são, portanto, altamente delicadas.
Have et al. (2003, p. 129) explicam que um dos problemas com os “4P’s” é
que eles têm a tendência, de continuar crescendo em número, propondo a pergunta:
“Onde pára o marketing?” De todos os candidatos, o fator “pessoas” é sem dúvida o
quinto “P” mais amplamente aceito. Afinal, as pessoas manipulam o marketing mix
como profissionais de marketing; elas tornam os produtos e serviços disponíveis no
mercado como intermediárias; elas criam a necessidade do marketing como
consumidoras/compradoras; elas representam um papel importante quando se trata de
níveis de serviço, recrutamento, treinamento, retenção, entre outros.