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significativas e marcaram gerações inteiras de leitores. (BARBOSA, 1994).
De acordo com Solé (apud TEBEROSKY et al 2003,19), o método, nos
países ocidentais, começava com a ação do soletrar, seguida pela divisão silábica
e, por último, a leitura corrente, o que fazia com que muitos demorassem até três
anos para aprender a ler, além de muitas vezes, não conseguirem atribuir sentido
algum ao que liam, embora esta não fosse uma preocupação da época.
Nos regulamentos de ensino primário, havia mecanismos de controle do
processo de leitura nas escolas, por meio dos quais é possível perceber o
tratamento dado à leitura, os processos de doutrinação ideológica que lhe
subjaziam, o tipo de leitor que pretendiam formar e a falta de autonomia do
professor, que tinha sua ação muito bem delimitada, como demonstrado pelo
Regulamento de Instrução Pública, da província de São Pedro do Rio Grande do
Sul, datado de 1836:
Art. 3º O ensino da leitura e escrita será acommodado à idade e
capacidade dos alumnos e versará sobre as seguintes matérias,
sendo estes, para tal fim, divididos em diferentes classes: & 1º
Conhecimento: - 1º dos differentes caracteres de letras de uso
commum; 2º de sua formação e codificação; 3º dos accentos e
signaes orthograficos, e de pontuação; 4º das syllabas, das
palavras, gêneros, e espécies destas, sua formação e derivações;
5º das sentenças, e das partes que as compõem; 6º das regras
Geraes da syntaxe; sua aplicação, e mais partes elementares da
Grammatica Portugueza. & 2º Pronuncia correcta, e leitura corrente,
assim em prosa, como em manuscritos e impressos modernos ou
antigos. & 3º Aparo, preparo, collocação e uso da penna. & 4º
Conhecimento e formação das linhas traços de escrita, espaços e
intervallos das letras; figuras simples da Geometria, imitação e
formação das differentes espécies de letras, escrita (bastardo,
bastardinho, cursivo, e letras variadas) à vista de modellos, ou
dictada, conforme as regras de Calligraphia. & 5º Copias de
manuscritos, ou de impressos, ou exercícios de escrita com
applicação das regras ortographicas, composições, ou escrita
dictada.
Art. 4º Os modelos para escrita conterão preceitos do Evangelho, ou
maximas de oral christã, e normas de actos civis e commerciaes do
uso geral.
Art. 5º A leitura recahirá principalmente sobre trechos da História
sagrada, e da Igreja, da vida dos Santos, ou de homens distinctos e
ilustres pelas suas virtudes, e sobre manuscritos antigos e