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4.8.3 S
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– Capacidade de Velocidade
Com a finalidade de adquirir maior velocidade, a empresa tomou diversas iniciativas, as quais
se pode verificar no Quadro 8 através de algumas falas do entrevistado:
Quadro 8. Iniciativas tomadas pela empresa para adquirir capacidade de velocidade
Iniciativas
Na estrutura
organizacional
“Primeiro, o que nós estamos tentando é botar na cabeça das pessoas que a velocidade depende do seu
planejamento, se você tiver um planejamento, você consegue trabalhar com velocidade, até porque,
toda vez que a gente discute a questão da velocidade, do time da compra, e diz: - Olha nós somos
regulamentados pela lei 866, que é a lei da licitação, então tudo é muito lento”. Não é bem isso. Veja
só, para tentar ser uma empresa mais competitiva, nós fazemos um planejamento estratégico de 5 anos,
onde nós queremos chegar, nós temos todo mês uma avaliação financeira da empresa, das metas,
daquilo que nós estamos atingindo ou não estamos atingindo, e nós, dentro da nossa área de compras,
para ter uma agilidade maior, nós desenvolvemos dois produtos: - um chama SRP – Serviço de
Registro de Preço e Pregão. Ao invés de eu disparar todo um processo de licitação, papelada,
apresentação de documentos, eu coloco os fornecedores na frente e ali cada um discute, briga nos
preços na hora, e a gente consegue fechar e reduzir aquele prazo que demoraria 90 dias, a gente
compra em 45. Então dizer que hoje, a licitação nos atrapalha, algumas coisas você poderia comprar
um produto direto de um fornecedor, mas antes tem que tomar 3 ou 4, mas isso se você trabalhar de
forma planejada não é o grande implicativo, então, hoje, além de tudo isso, nós estamos aprendendo a
trabalhar em cima de tomadas de decisões com planejamento que todo mundo tem que trabalhar,
porque quem não tem planejamento não sabe nem onde quer chegar, mas isso está arraigado na cultura
da SERCOMTEL, olha todos temos que trabalhar com planejamento e criar grupos de trabalho em
projetos. Então os grupos de trabalho reúnem a inteligência em cada segmento dentro da empresa para
que isso possa dar agilidade nos processos, Então, ao invés de eu pensar em um produto depois ir lá na
área de desenvolvimento e tecnologia da informação, depois ir lá na engenharia, depois ir lá na área da
infra-estrutura, depois ir lá na outra área, nós constituímos um grupo de trabalho e imediatamente cada
um vê a sua parcela naquilo, projeta dentro de um cronograma qual o tempo para entregar isso e
aquela força tarefa desenvolve aquilo ali, então esse é um mecanismo que a gente está tentando, nós
estamos aprimorando cada vez mais, para que nós tenhamos mais agilidade neste processo, então a
velocidade ela tem que ser acima da velocidade da luz, porque o mercado não espera, então não
adianta você chegar aqui, por exemplo, vou dizer um caso para você: nós temos uma situação que nós
teríamos que migrar para 8 dígitos até 2005, sabendo disso, nós migramos em 2002, nós precisaríamos
apresentar a conta por minuto até 2006, nós vamos apresentar em 2003, as nossas metas, para nós
sairmos fora do mercado de Londrina era 2003, nós antecipamos para 2001, então, se você focar,
trabalhar, você consegue ganhar velocidade, agora se você não tiver uma organização... aí não vai”.
No
Lançamento
de Produtos
“No lançamento de produtos da mesma forma, a gente trabalha hoje. O que precisa para lançar um
produto? – Sistema! O resto é fácil. Agora eu chego: - Oh, quero lançar um produto que quando tocar
aqui o telefone, se for do fulano de tal ele vai dar um sinal, você não quer atender isso, ta me
entendendo? Como é que faz isso? Isso é sistema, isso é informática. Então você tem que ter um
sistema muito pontual, processo esse que nós estamos passando a limpo dentro da SERCOMTEL, que
é o chamado sistema de biling, de faturamento, tal,..., e esse processo nós estamos à três anos nele,
compramos um software, nós tivemos uns problemas e aí, herdamos isso e agora a gente conseguiu
sanear dentro de alguns meses aí, está 100% rodando, hoje já roda 70%”.
No
Desenvolvimen
to de Capital
Intelectual
“O Capital Intelectual da SERCOMTEL está entre ótimo e excelente. Não tenho nenhum problema em
afirmar isso, porque nós estamos a 35 anos no mercado aí sendo bombardeados, e só com receita
caseira, e claro com muito investimento, porque capital intelectual não existe sem os muitos
investimentos que a SERCOMTEL faz. Então, este investimento no capital intelectual da
SERCOMTEL é o que propicia a condição dela sobreviver no mercado”.
Aquisição de
Novos
Talentos
“Tanto para desenvolver o Capital Intelectual quanto para adquirir Novos Talentos a SERCOMTEL
investe pesado em treinamentos, incentivos à qualificação e recrutamentos internos”.
Fonte: Entrevista com P.E. em 11.04.2003.
Continua...