10
eletrônica, chegando até, em alguns casos, de marqueteiros
1
serem mais assediados
do que alguns candidatos menos expressivos.
Atualmente, o marketing eleitoral mostra-se como uma prática corriqueira na
política, de forma que pensar a política eleitoral no Brasil, sobretudo nos contextos
urbanos, requer, também, refletir sobre o marketing político. Entretanto, essa relação
entre política
2
e marketing
3
não deve ser concebida de maneira determinista. Na
verdade, devemos visualizá-la como uma particularidade histórica e social que se
expressa de forma diferenciada, de acordo com o tempo e o espaço onde ela possa se
manifestar.
No contexto da sociedade brasileira, atualmente as práticas políticas eleitorais
expressam essa relação, pois as campanhas eleitorais no país apresentam-se como um
evento em que os partidos políticos, juntamente com os profissionais de marketing
político, procuram propagar determinadas propostas e imagens a respeito de
candidatos a cargos políticos e fazer dos seus discursos algo convincente. Entretanto,
vale lembrar que a história do desenvolvimento político no Brasil exibe momentos
diferenciados da prática política e, conseqüentemente, diferenças na própria relação
política/comunicação.
Nesse âmbito, Antônio Albino Rubim e Fernando Azevedo (1998)
4
sublinham
o fato de que a ditadura militar no Brasil criou uma “lógica da indústria cultural”
específica e reprimiu, simultaneamente, possíveis relações do espaço público entre
política eleitoral e mídia. Porém, o processo de redemocratização no país engendrou
uma nova forma de articulação entre a política eleitoral e os meios de comunicação,
1
Termo freqüentemente utilizado pelos próprios profissionais de marketing político como forma de
classificar seu ofício; usamos essa classificação durante o trabalho como sinônimo de profissional de
marketing político sem designar nenhum tipo de juízo de valor.
2
Segundo Weber, o conceito de política pode assumir um significado amplo e abranger qualquer tipo de
liderança independente da ação. Neste trabalho procuramos trabalhar com o seu conceito mais restrito,
entendendo a política “como a liderança, ou a influência sobre a liderança, de uma associação política, e
daí hoje, de um Estado”. Portanto, concitemos a política, como ressalta Weber, como “a participação no
poder ou a luta para influir na distribuição de poder, seja entre Estados ou entre grupos dentro de um
Estado” (Weber, 1979, p. 97- 98).
3
“Marketing é a ciência que se fundamenta na identificação e interpretação de anseios do mercado para,
posteriormente, poder atendê-los, satisfazendo as necessidades identificadas” (Zuccolotto, Da Silva &
Garcia, 2004, p. 2).
4
Texto apresentado no IV Congresso Latino-americano de Ciências de La Comunicación, Mídia e Política
no Brasil: Estudos e Perspectivas.