desdobramento o fato de pós-graduandos assumirem as aulas dos professores
101
, gerando
grande desconfiança entre os estudantes ao tocar em ponto muito discutido e pouco mexido,
qual seja, a valorização da pesquisa em detrimento do ensino, ou, mais precisamente, a
valorização da pós-graduação e o “abandono” ou não valorização da graduação
102
.
... dão mais foco para eles do que para a gente ... os professores acabam migrando
para o MBA. [Master Business in Administration – mestre em gestão de negócios,
recobrindo várias áreas da administração empresarial] em vez de dar aulas para a
gente (...) o pessoal joga a batata na mão dos mestrandos. Algumas matérias ficam a
desejar. Matemática Financeira é básico para a gente. Tivemos um ensino horrível.
Foi um desses professores que abriu a Cadeira, aí o mestrando se perdeu na aula ...
realmente teve um problema aí – não foi só eu, foi geral (...) Tem os professores,
tem os pesquisadores. O cara não gosta de dar aula e ele está sendo obrigado a dar
aula. Para ele é um suplício dar aula para a graduação. Ele chega lá, dá sua primeira
aula, depois ‘Oh, agora nós vamos dividir os temas aqui e vamos fazer seminário o
semestre inteiro’ e aula que é bom ... não vou dar (...) você tem ali os principais
profissionais da área, eles têm conhecimento, mas tem uns que não têm didática.
(Carlos)
... Na Física existem pesquisadores que não são bons professores. Na Fatec, apesar
de tudo, você tinha uma certa homogeneidade dos professores ... não existiam
professores com tanta dificuldade em dar aula (...) mas existe na Física professores
que têm imensas dificuldades em dar aula. Robson: Falta de didática não é? Mauro:
Falta de didática completa e teve professores que chegaram a acabar o semestre
dois meses antes ‘Oh, a matéria acabou ... o que vocês tinham que aprender,
aprenderam. Finish’. Isso eu acho uma mudança muito drástica. Existem professores
na Física muito bons e existem muitos ruins (...) por não gostar de dar aula deixam
buracos em sua formação. Tive dois professores de Cálculo horríveis e agora um
professor ‘Oh, Cálculo vocês deveriam saber. Toma, resolva isso, resolva esse
cálculo’. [risos gerais] (...) Muitos professores na Física preferem fazer pesquisa
do que [sic] dar aula. Eles abandonam de certa forma a aula. Robson: Na
Odontologia o professor titular dá no máximo uma aula durante o curso todo. Quem
vai é o assistente, o mestrando, dão muitas aulas. O professor titular mesmo ele dá
uma aula magna. Mauro: Os laboratórios, apesar de equipados, eles têm um grande
problema com monitoria. A primeira matéria básica – que eu já tinha feito na Fatec
– quase desisti porque o monitor era tão ruim, mas tão ruim que quase tranquei a
matrícula. Eu acho que isso é um aspecto negativo. (Mauro)
... Quando eu entrei lá o que eu descobri? Os professores da USP não são
professores, são pesquisadores. Pelo menos na Física, não todos, tem alguns muito
recursos que ela propiciaria; os que repudiam querendo a proibição total, por entenderem que esse é um caminho
para a privatização da USP e, por fim, uma postura moderada, aceitam a existência desde que haja um controle
rígido sobre as mesmas. Em nosso estudo, Otávio faz um contraponto com Carlos, defendendo o papel das
Fundações no que diz respeito ao financiamento das instalações da FEA “... eu não consigo entender porque há
movimento tão grande de alunos, não é de profissionais da área, contra as fundações. Acho isso um absurdo!”.
101
Cumpre dizer que Marcos, estudante de Geografia, questionava o fato de pós-graduandos participarem de
modo direto da avaliação do aluno “... o que eu não gosto na Geografia é quando eles pegam orientando de
mestrado ou doutorado e põe para corrigir as provas, dar nota”.
102
Cabe lembrar que, nos últimos anos, com as constantes greves das universidades públicas paulistas, este tema
foi um dos pontos mais discutidos nos vários debates ocorridos. Foi motivo de disputas acaloradas, na mídia
impressa, entre visões distintas sobre a designada “crise universitária brasileira”. Nunca é demais lembrar:
pesquisas possuem um valor maior na carreira docente dessas universidades.