x
32 C - arpejo stacc. rápido;
arpejo stacc. mais lento;
arpejo legato + acordes/blocos + polirritmo;
baixo + acorde + nota repetida ffp . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
33 E - baixo + acorde stacc.;
nota repetida ffp + acorde/bloco + baixo grave + arpejo
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97
34 E - seqüência stacc. + intervalos/blocos;
acordes/blocos + baixo;
nota repetida ffp + acorde/bloco + seqüência stacc. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98
35 Início de iri com análise rítmica das entradas dos gestos ff da textura I . . . 100
36 formação de acorde a partir da nota A e de α . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101
37 acordes/blocos utilizados na textura I, nas três primeiras seções de iri
(as alterações valem apenas para as notas imediatas) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 102
38 repetição de acordes com filtragens: [1] - [4] . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 102
39 seqüência das notas fundamentais dos acordes da textura I na ordem
original e reordenadas de modo a revelar a estrutura intervalar de β . . . . . . 103
40 tela do programa MAX mostrando um algoritmo empregado em iri . . . . . . . 104
41 quadro de perfis selecionados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
42 perfis L1 e L2 originais e invertidos - os números indicam os intervalos . . . 105
43 Fragmentos melódicos descendentes da textura I. Os números indicam
os intervalos selecionadas dos perfis correspondentes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106
44 fragmentos melódicos descendentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106
45 G [1] - os segundo e terceiro blocos são obtidos por transposições e
filtragens do primeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107
46 observar a substituição da terceira nota . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107
47 Z8 é utilizado incompleto, da segunda à penúltima notas . . . . . . . . . . . . . . . . 107
48 as notas brancas são as notas superiores dos blocos da textura I. As
notas pretas são as notas superiores dos acordes da textura I I . . . . . . . . . . . 108
49 perfis L6 e L1 encadeados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
50 as notas brancas são as notas superiores dos blocos da textura I. As
notas pretas são as notas superiores dos acordes da textura I I . . . . . . . . . . . 108
51 exemplo de “orquestração” do original de flauta por percussões -
a versão final encontra-se em [13] . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 135
52 grade temporal polimétrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
53 rascunho mostrando a inserção de figuras rítmicas na grade temporal
polimétrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
54 rascunho com a rítmica resultante da grade polimétrica . . . . . . . . . . . . . . . . . 139
55 identificação dos tipos texturais no mapa temporal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
56 acorde da peça xapiripê que serve como modelo para o tipo textural
acordes sustentados em oscuro lume ,2
o
mov. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
57 exemplo de gestos espacializados nas cordas - [11] oscuro lume ,2
o
mov. . . 148
58 ondulações dinâmicas - [1] a [6] oscuro lume ,2
o
mov. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 148
59 seqüência de grupos rítmicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 149
60 polifonização do ritmo - [13] a [14] . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 149
61 versão final - [13] a [14] . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150
62 exemplo do tipo textural “comentários graves”: [35] - 2
o
mov. oscuro lume 151
63 mapa temporal - oscuro lume ,2
o
mov. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152
64 patch no programa PWGL com os oito tipos diferentes de acordes α
(o quadro central com “1” e “0” inidica presença ou ausência de altura
nas doze posições cromáticas) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
65 patch com acordes do plano dos metais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
66 lista dos acordes presentes no plano das cordas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 157
67 notas presentes nos sete gestos do clarone . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158