Secretaria de Educação do Estado, observa-se uma regularidade entre os mesmos e a imposição
ao professor no sentido de que ele trabalhe atitudes e conteúdos ligados ao civismo. Segundo
Oliveira e Souza (2000:30), estabeleciam-se normas de conduta moral e cívica, difundindo o
culto à pátria, à família e à escola, tendo como predominância uma concepção positivista na
organização das idéias que constituíam o imaginário republicano.
Dessa forma, observa-se um esforço pela legitimação das instituições políticas vigentes
que deveriam ser incorporadas pelos professores e ensinadas a todos. Pensava-se assim que, por
intermédio da educação, seria possível modificar a sociedade brasileira.
Aos professores cabia organizar as salas de aula utilizando as normas estabelecidas pela
Secretaria de Educação e da Saúde Pública do Estado de São Paulo. Nesse sentido, reproduz-se o
termo de visita dos inspetores da instrução pública que contém as diretrizes educacionais que
deveriam direcionar a ação do professor no processo de separação dos alunos mais adiantados
daqueles que tinham dificuldades de aprender.
Das Diretrizes Educacionais
Senhoras professoras da zona rural,
Deverão organizar os alunos na sala de aula de acordo com as normas e
regulamentos vigentes:
Diretrizes a que se refere a circular nº1 de primeiro de maio de 1936. Instruções
sobre a passagem dum aluno duma seccção para outra. Leitura. Seccção A –
domínio de seis sentenças e no mínimo de 10 palavras, quando passará para a
seccção B. Seccção B -decomposição de sentenças, palavras, syllaba e lettra.
Leitura em livro apropriado. Linguagem. Seccção A: 1º cópia duma sentença; 2º
cópia de palavra; 3º cópia de syllaba, 4º cópia de letras; 5º cópia do nome; 6º
cópia do cabeçalho. Nota. Dada a cópia duma sentença em número 1º, as cópias
de palavras, syllabas e lettras correspondentes aos números 2º, 3º 4º, são
elementos da sentença escrita em 1º. É verdade que o nome e cabeçalho devem
ser copiados diariamente; entretanto, haverá dias especiais para esse trabalho,
apressando-se assim esse conhecimento. Uma vez que os alunnos façam com
desembaraço os seis números, passam para a secção B. Secção B 1º escrever
o cabeçalho, 2º escrever o nome; 4º escrever seis palavras conhecidas; 5º cópia
duma palavra, digo, duma sentença, escrevendo a palavra que falta, 6º escrever 6
sentenças. Nota. Fazendo esses exercícios bem, passa para a secção C. Secção
“C”: 1º escrever seis sentenças com palavras dadas, 2º escrever seis sentenças
livremente, empregando, entretanto, a interrogação; 3º completar uma sentença,
4º Dictado de palavras conhecidas; 5º dictado de sentenças conhecidas; 6º
Responder um pequeno questionário Arithmética. Secção A, exercícios de
números até 10, empregando meios concretos para atingir em definitivo a
representação graphica. Quando o aluno estiver senhor dessa situação, passará
para a secção B. Secção B: exercício de número de 10 a 100, empregando meios
concretos. Com as questões orais apresentadas ir ensinando o mechanismo da
somma e subtracção. Quando o aluno desenvolver com facilidade as questões