Não é só a compreensão da escrita, pela criança ou pelo adul-
to, enquanto sistema de representação, que escapa ao controle da esco-
la; também sua compreensão enquanto atividade social ocorre antes da
escola, fora da escola e, até mesmo, apesar da escola.
Antes de iniciar o processo formal de alfabetização e mesmo
durante, a criança convive com a escrita e a leitura, já tem conceito for-
mado e informação sobre seu funcionamento, vivência socialmente seus
usos, pela observação ou pela simulação. Vivendo num mundo letrado.
crianças e adultos aprendem que a escrita serve para interação social,
quando o interlocutor está ausente - vêem cartas, bilhetes, cartões de
boas festas, sendo escritos e sendo lidos; aprendem que a escrita serve
para o registro de informações - convivem com documentos, certidões,
recibos, formulários; aprendem que a escrita tem usos instrumentais -
vêem cheques e moedas, contas, anúncios, indicações de trânsito, no-
mes de ruas, de ônibus, adesivos nos automóveis, nas portas e janelas,
cartazes de publicidade; aprendem ainda que a escrita é veículo de notíci-
as, porque vêem jornais, revistas, panfletos sendo lidos; e vêem também a
escrita usada como apoio à memória, em agenda, calendários, cadernetas
de telefone, de endereços, listas de compras.
Crianças e adultos considerados "analfabetos" vivenciam por-
tanto a leitura e a escrita intensamente; na verdade, são "letrados", em-
bora não sejam "alfabetizados". Em outras palavras: a escola não alfabe-
tiza, mas dá continuidade a um processo de alfabetização já em pleno
desenvolvimento quando o indivíduo se submete a ela. Num mundo po-
voado pela escrita, a escola não pode dizer que é a única responsável
por este processo.
Essa construção depende do contexto cultural da criança: ela
será, evidentemente, mais intensa nos ambientes urbanos em que a es-
crita tem presença mais forte do que no contexto rural; e nas camadas
sociais mais favorecidas, em cujo contexto a escrita é mais difundida,
não tendo a aura mitificada que costuma ter entre as camadas popula-
res.
Seja qual for o grau de conhecimentos que o indivíduo já te-
nha, a escola ignora tudo o que ele já sabe sobre os usos sociais e o
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