O sistema promove um processo de aprendizagem ativo, centrado no aluno, um
currículo pertinente e intensamente relacionado com a vida da criança, calendários e
sistemas de aprovação e avaliação flexíveis, uma relação mais estreita entre as escolas
e a comunidade e a formação de valores democráticos e participativos por meio de
estratégias vivenciais. Fornece, também, módulos de aprendizagem às escolas, dotan-
do-as de bibliotecas, e promove a capacitação do professor para melhorar suas práticas
pedagógicas.
A escola nova, escola ativa surge como resposta aos persistentes problemas da
ineficiência interna e da baixa qualidade da educação em escolas de poucos recursos.
Duas das contribuições mais significativas dessa inovação foram as seguintes: em primeiro
lugar, integrou sistemicamente o currículo, a capacitação e o acompanhamento e a adminis-
tração escolar e comunitária, com base na premissa de que, para melhorar a educação no
nível da criança, é necessário intervir simultânea e coerentemente junto aos professores, aos
agentes administrativos, à família e à comunidade; em segundo lugar, incorporou à aula, à
escola, à família e à comunidade todos os fatores reconhecidos como críticos para a educação
de qualidade em pesquisas educacionais.
Leva em consideração duas hipóteses fundamentais. A primeira: para introduzir
mudanças no nível da criança é necessário também introduzir inovações na capacitação
dos professores, na estrutura administrativa e no trabalho e nas relações com a comuni-
dade. Conseqüentemente, o modelo propõe estratégias concretas para as crianças, os
professores, os agentes administrativos e a comunidade.
A segunda hipótese: desde os estágios iniciais, é indispensável desenvolver meca-
nismos que possam ser multiplicados e descentralizados e que sejam factíveis dos pontos
de vista técnico, político e financeiro. Em outras palavras, o desenho do sistema deve
incluir estratégias que permitam ampliar sua cobertura.
A escola nova, escola ativa satisfaz as necessidades do ensino fundamental pelas
seguintes razões:
1. Oferece o ensino fundamental completo em escolas multisseriadas nas quais um,
dois ou três professores devem atender a diversas séries simultaneamente.
2. Beneficia alunos, professores, agentes administrativos e comunidades por meio de seus
quatro componentes que se inter-relacionam: processo curricular, capacitação de profes-
sores, administração escolar e articulação escola-comunidade.
3. Incorpora recursos didáticos à aula, que, segundo pesquisas educacionais, melho-
ram o resultado da aprendizagem, como livros didáticos, bibliotecas-aulas, Canti-
nhos de trabalho.
4. Promove a mudança do modelo pedagógico tradicional e frontal para novo modelo
que promove a aprendizagem baseada na compreensão e não na memorização,
respeitando o ritmo de aprendizagem do aluno, o papel do professor como orientador
e avaliador, a participação e a aprendizagem cooperativa.
5. Promove estratégias vivenciais, como o governo estudantil, visando promover a
aprendizagem da democracia, da participação, da vida cívica e da convivência e a
estimular hábitos de colaboração, companheirismo, solidariedade, participação e