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A omissão da sociedade política
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e civil
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com relação a esse segmento da população
justifica-se algumas vezes pelo desconhecimento que aquelas têm dessa. Porém, na maioria das
vezes, a resistência de alguns setores da sociedade em refletir sobre o tema é injustificável. Ou
seja, nossa percepção das pessoas da terceira idade pode oscilar entre os quatro modelos de
Moody (1989). Então, ler sobre o tema ou conhecer as diferentes implicações que o envolvem
parece ser um caminho sólido para um posicionamento frente à questão da longevidade, pois
“essa conspiração silenciosa contra a velhice necessita de uma reversão, de uma análise do
assunto como prerrogativa do governo e das políticas sociais brasileiras” (OLIVEIRA, 1999, p.
165).
À proporção que o indivíduo envelhece, os papéis sociais que este desempenha
modificam-se significativamente, carecendo, até certo ponto, de definição mais objetiva, de
propósito e de identidade. Logo, esses papéis precisam ser substituídos. Caso contrário, o idoso
interioriza uma anomia
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e torna-se alienado da sociedade.
Segundo Oliveira (1999, p.165), “enquanto o problema estiver limitado a estudos
teóricos, fica reduzido a sua impotência e inércia. Precisa-se partir para a prática, aguçando a
vontade política e a sociedade em geral para abraçar a causa, não como sendo deles, “dos
consciência de indivíduos singulares ou específicos, mas está espalhada por toda a sociedade (COSTA, 1997, p.62-
63).
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Sociedade política é o Estado, separado da sociedade, principalmente na sociedade burguesa, através de uma
divisão consciente de tarefas. O Estado é entendido, segundo Maquiavel, como máximo poder que se exerce sobre
os habitantes de um determinado território; é formado por um conjunto de normas que irão regular as relações
sociais de seus habitantes dentro de um determinado território e do aparato de que alguns homens ou grupos se
servem para adquiri-los e conservá-los. (BOBBIO, 2003, p.50-51)
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Sociedade civil, para Marx, é separada do Estado. Gramsci afirma que sociedade civil é o lugar da formação do
poder ideológico, distinto do poder político (BOBBIO, 2003, p. 49). Segundo a Revista Idéias da UNICAMP,
(1998/1999, p. 32, in Sociedade Civil e Democracia: reflexões sobre a realidade brasileira), sociedade civil é o
“Conjunto de organizações, associações e atores sociais que, de forma mais ou menos organizada, busca alcançar
objetivos que também são diversificados”.
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Anomia, segundo Durkheim, seria a ausência de organização e coordenação. “Esta hipótese (sobre os fins últimos
da vida moral) pode variar segundo os indivíduos: é a ausência de lei fixa que se pode designar com o nome de
anomia para opor à autonomia dos kantianos”. (CUVILLIER, 1976, p.8).