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Toda essa eloqüente produção funcionou, conforme foi referido
anteriormente, como estratégia de evangelização: o guarani arrebatado pelo
poder das imagens, do canto e dos ritos religiosos,
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entre eles a ladainha e o
sermão, foi sendo cooptado pelo cristianismo.
A leitura que se pode fazer da escultura e das igrejas revela que a
suntuosidade e o esplendor representavam a reverência que se colocava nas
coisas de Deus. As igrejas jesuíticas possuíam um esplendor interno
arrebatador, características do barroco. Todos os investimentos que pudessem
ser feitas para conquistar adeptos ao cristianismo deveriam ser efetivados
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Na XXIV Carta Ânua, dos anos de 1653 ao fim de 1654, sobre o Colégio de Santiago del Estero, escrita pelo
Pe. Diego Francisco de Altamiro, encontramos a seguinte descrição dos ritos religiosos e da persuasão
exercida sobre os índios usando o canto, as imagens, a ladainha e o sermão: “Para esto pues todo los meses
un dia, ~q por la mañana se celebra el Jubileo del mês comun a toda la Comp.ª, se les propone ~q acudan a
la comunion del mês, si quieren goçar la presencia de la Reyna de los Angeles,~q por la tarde llamada toda
la Ciudad con repique solemne de 6 campanas ~q tiene Nuestra Yglesia en una sumptuosa torre, se
descubre primero el SS.mo Sacram.to y despues con la mesma solemnidad la Ymagen maravillosa de la
Madre de pecadores, donde la Capilla dela Catedral canta con todo genero de voces e instrumentos la salve
y letania desta Sr.ª, a ~q despues se sigue una platica o sermon, en ~q se persuade a todos los presentes
no menos la frequente comunion, ~q el afecto tierno a la ~q es ñro amparo y protecion....” In: Manuscrito da
Coleção de Angelis. Jesuítas e Bandeirantes no Itatim (1596- 1760) . Introdução, notas e glossário por
Jaime Cortesão. R.J.: Biblioteca Nacional: Divisão de obras raras e publicações, v.II, 1952, p.156-157.
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Na relação do Estado em que se encontravam as reduções do Paraná e Uruguai, no ano de 1640; são
descritas as igrejas das red. de N.ª S.ª de Loreto e de S. Ignácio del Guayrá como entre as melhores da
Província do Paraguay. Com três naves, e retábulos bem trabalhados, púlpitos, sacristia, batistério,
confessionários e coro, tudo muito bem feito e traçado, de cedro ,com relevos, molduras, frisos, capitéis e
colunas, elas realmente deveriam impressionar. odo esse aparato decorativo, para as igrejas européias era
comum, mas para uma região tão desprovida como a do Paraguai, era envolvente e novo. Ver: M.C.A..Op.
cit. v III, p.192-193.