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agradável, isto é, aspectos positivos do mesmo. Perceberá, assim, a satisfação e o proveito
que dele pode tirar.
Outras vezes, a publicidade exerce uma influência preponderantemente educadora e
até mesmo repressora, indicando-nos como viver em sociedade, como atuar em nossos
diversos papéis sociais, quais devem ser nossos gostos e metas, como devemos nos portar nas
várias etapas da vida. Além da informação sobre as características de um produto, há também
a transmissão de frames, estereótipos que, ao aflorar, acabam comunicando tanto quanto a
mensagem principal a ser veiculada. Os objetos que usamos e consumimos deixam de ser
meros objetos de uso para se transformar em valores simbólicos, veículos de informação
sobre o tipo de pessoa que somos ou gostaríamos de ser. Ao consumir um bem, satisfazemos
ao mesmo tempo necessidades materiais – comer, beber, abrigar, etc. e necessidades sociais –
pertencer a um grupo, amor, carinho, amizade e reconhecimento. Os elementos desse segundo
grupo ajudam indiretamente a vender um produto que suprirá uma necessidade material. Um
exemplo bastante simples do que acabamos de dizer são os anúncios em outra língua que não
a língua materna. Neste caso, conhecer o código (a língua) e o produto não são suficientes
para entender e compreender os anúncios, pois, em geral, os jogos de palavras são feitos a
partir de elementos culturais próprios de um grupo ou de acontecimentos que envolvam
personagens a ele pertencentes.
Identificar quais os limites em que a propaganda deixa de ser apenas informativa e
passa a ser um fator influenciador na sociedade é tarefa árdua e de resultado duvidoso. Seria
mais prudente conceber um caminho de mão dupla, interdependente, um ciclo. O marketing,
ao perceber as necessidades latentes na sociedade, desenvolve produtos para supri-las. Com a
propaganda, são incentivadas e desenvolvidas as necessidades de consumo ao mesmo tempo
em que são informadas possibilidades ou alternativas de preenchê-las. Por ser informação, ela
influencia e modifica a realidade. Nos dias atuais, não se divulgam simplesmente os produtos