93
No Momento Reflexão, C2 mostra-se chateado e sai da sala. P3 e coordenador do laboratório saem da
sala e vão atrás dele para verificar o que aconteceu. Enquanto isso, P1 fica na sala conversando com as
crianças, perguntando por que acham que ele ficou triste (eles não sabem responder). P3 entra na sala e
explica que C2 ficou chateado porque P1 permitiu que C3 guardasse o desenho do grupo em sua pasta,
quando, na verdade, ele (C2) quem gostaria de ter guardado. P1 pergunta para C3 se ele cederia o
desenho para C2 guardar na pasta dele. Ele diz que sim; então P1 leva-o para conversar com C2, mas
ele não aceita as desculpas e diz que não voltará mais ao LaPp. P1 diz que gostaria muito que ele
voltasse: pede pra ele pensar com calma e, se quiser, ela adoraria que ele voltasse. (4ª oficina,
Momento Reflexão, 25/04/05)
Todos chegam e P1 cumprimenta um por um com beijo. Ao cumprimentar C2, comenta que adorou o
fato dele ter vindo. (...) C1, X2, X5 e C2 se levantam e vão mexer no armário.P3 fica ao lado. X2
mexe nos jogos e P3 tira da mão dele. Eles acham os copos e querem beber água. P3 pede para irem
um de cada vez e X2 ameaça sair a todo instante P3 puxa-o. C3 e C2 ameaçam sair para beber água
juntos. (5ª oficina, Lista de Presença, 02/05/05)
Quando as crianças vão terminando a atividade “figura-fundo”, X2 e C2 pedem autorização para irem
beber água. P3 autoriza, mas pede para irem um de cada vez. X2 sai. Logo em seguida C2 sai
também (não aguarda X2 voltar). P3 percebe que ele saiu e vai atrás dele. P2 percebe e sai também.
P2 volta e P1 comenta: “a P3 não pode sair com as crianças”. Quando P3 volta com as crianças, P1
pede atenção e enfatiza as regras de “beber água”: as crianças ficam em silêncio. (5ª oficina, Desenho
Figura – Fundo, 02/05/2005)
C2 vai ao banheiro mesmo P1 pedindo para ele não sair C2 levanta da roda para olhar através da
janela. O tempo da oficina acaba e todos saem correndo ao mesmo tempo. (5ª oficina, Momento
Reflexão, 02/05/2005)
P1 começa a explicar o jogo “Qual é a Mensagem?” e C2 pede para ir ao banheiro. P1 comenta que
isso é “enrolação”, mas permite que ele vá (C3 avisa P1 que C2 gosta de sair pra andar de elevador:
P1 explica que eles não podem andar de elevador porque ele serve para transportar deficientes físicos).
(6ª oficina, Jogo “Qual é a mensagem?”, 09/05/2005)
P1 pede para terminarem e para irem para a roda. C2 e C3 não querem parar. P3 pede desculpas e
tira o jogo deles. P1 explica as regras, mas C2 fala na vez dos colegas (X8, C3, X1). (...) C2 e C3
brincam com o crachá. Falam na vez de X6. X1 interfere pedindo para C2 sentar na roda. C2 fala na
vez de C1 (responde por C1, inventando respostas). (...) C2 fala interferindo no que X4 está dizendo.
(6ª oficina, Momento Reflexão, 09/05/2005)
O jogo Feche a Caixa parecia já estar cansativo (X8 e X1 já estavam “roubando” e andando pela sala
“batendo um no outro”). Então, P2 achou melhor jogarem uma partida de Qual é a mensagem. (...) C2
tenta ver a mensagem que está escrita em um papel na mão de P2. P2 pede para C2 sentar (fala
calmamente, tocando nele). Ele senta, depois levanta e senta em cima da mesa, com o apagador,
atrapalhando X2 e C1 que estão desenhando. (7ª oficina, Jogo “Qual é a mensagem”, 16/05/2005)
Durante o Momento Reflexão, C2 e C1 ficam brincando de luta e brigam entre si. (11ª oficina,
Momento Reflexão, 20/06/05)
Em geral, a sala está bem tranqüila. Todos estão atentos às jogadas buscando vencer. C2 desiste de
jogar porque está perdendo de C3. Vai para o banheiro (sai bravo, batendo a porta). P1 se oferece
para jogar com C3 ele aceita e a fala: “ele não agüenta perder!” (18ª oficina, Guerra dos peões e torre,
22/09/2005)
P3 tenta explicar o jogo. As crianças estão fazendo muito barulho, inclusive C2. Ela pede silêncio e
todos a atendem. (...) X9 e C3 ainda não terminaram de pintar e as outras crianças ficam sem instrução