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também não ajudava. A redução dos gastos públicos com a educação
superior foi especialmente severa na África, onde esses gastos caíram
de US$6.300 por estudante em 1980 para $1.500 em 1988 e $1.241
em 1995. Não espanta assim que na África a educação superior
esteja “em perigo”, enfrentando sérios riscos.
Tem havido uma mudança significativa na visão apresentada
acima. Nas economias modernas intensivas de conhecimento, a edu-
cação superior tem maior prioridade. Nas respostas ao Questionário
da UNESCO, que lhes foi apresentado em preparação para este
encontro, os Estados Membros indicaram diferentes porcentagens
do orçamento nacional dedicadas à educação superior (ex: Suécia,
7,4%; Nigéria, 4%; Marrocos, 4,33%; Togo, 3,53%; Austrália,3,4%;
Mongólia, 3,9%; Estados Unidos, 3,63%; Romênia, 3,36%; Síria,
3%; África do Sul, 2,98%; Federação Russa, 2,3%; República da
Coréia, 2,3%). Por outro lado, a educação superior parece ocupar
um lugar privilegiado dentro dos orçamentos nacionais para edu-
cação (ex: Romênia, 40%; Síria, 39%; Lesoto, 31,3%; Bangladesh,
31%; Senegal, 25,29%; Nigéria, 25%; Austrália, 23,2%; Suécia e
Estados Unidos, 22,5%; Reino Unido, 18%; Maurício, 18%;
Madagascar, 16,9%; Marrocos, 15,58%; Mali, 14,76%; África do
Sul, 13,66%, etc.) Os Estados Membros apresentam esses números
como um sinal do seu compromisso de apoiar a educação superior.
No entanto, quando se leva em conta a dimensão dos seus
orçamentos, temos um quadro completamente diferente. O finan-
ciamento da educação superior nos países em desenvolvimento,
especialmente nos relativamente menos desenvolvidos, continua
a ser um dos maiores desafios, ilustrado pelos custos médios
anuais por estudante que, em 2001, variavam entre US$220 em
Madagascar, US$280 em Camarões, US$570 na Romênia, US$600
na Líbia, US$670 na Federação Russa, US$785 na Turquia e
US$1.495 no Senegal, subindo bem acima de US$12.000 nos países
industrializados (ex: US$13.224 na Suécia). Serão comparáveis em
termos de qualidade e competitividade no mercado internacional
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