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Mina também detém características masculinas, estas foram expressas na
frase de Van Helsing: “Ah, this incredible Mrs. Mina! She has the brain of a Man – A
brain of a talent man when the talent appears – and a Women’s heart!
119
”; e também
no momento em que Mina e o grupo enfrentam o vampiro: “I got out my revolver
ready to hand
120
”. A jovem então mostrara sua inteligência e sua força para o grupo
de homens, e assim conectou-se parcialmente às mulheres que buscam sua
emancipação; por outro lado, estas características fizeram dela um ser quase
beatificado para o grupo, um exemplo de mulher. Ela utilizou sua força e inteligência
em prol do grupo masculino da trama e, por possuir um coração de mulher, ela ainda
encontra-se absolutamente ligada ao ideal da classe-média burguesa vitoriana,
ligada a família, a tradição. Van Helsing também sugere que a heroína
121
da trama
seja um exemplo de mulher a ser seguido:
119
“Ah, esta maravilhosa senhora Mina! Ela tem o cérebro de um homem – um cérebro que um
homem deveria ter se ele fosse muito talentoso – e o coração de uma mulher”. (Id-Ibidem, pág. 267).
120
“empunhei meu revolver pronta para usá-lo”. (Id-Ibidem, pág. 362).
121
Através das páginas do romance desenhou-se a jornada do herói. Um herói essencialmente
humano que precisa, necessariamente, controlar suas paixões, explorar as artes, elaborar as
instituições econômicas e culturais do Estado – isto em um sentido mais amplo. O que se faz
necessário realmente é que o herói tenha um espírito humano perfeito, alerta a todas as
necessidades e esperanças do coração. Neste sentido todos os componentes do grupo no combate
ao vampiro formam a jornada do herói. O grupo de homens seriam os heróis como redentores do
mundo, pois a definição do guerreiro está atrelada à jornada do local de nascimento ou exílio de onde
ele retorna para realizar sua grande tarefa: enfrentar o terrível para assim obter sua redenção; o
trabalho do herói consiste em matar o aspecto obstinado do monstro e libertar, do banimento
promovido por este aspecto, a criatura de acordo com as definições propostas pela moral de sua
sociedade. Todos vêm ou vão para uma terra distante do local de nascimento em busca da reparação
do mal que o vampiro causou em sua sociedade; portanto, no final de sua jornada cumprem a missão
de destruir o monstro e assim recebem sua redenção, deixando para trás seu legado de coragem e
determinação. Mas, a grande figura do herói se desenha pela personagem de Mina, que vista como
uma figura santa obtém sua redenção e perdão na última página do romance. Os estágios da jornada
da personagem iniciam no momento em que ela sofre pelo noivo, Jonathan Harker, desaparecido,
depois encontrado com febre cerebral e tratado pelas freiras carmelitas do convento de Budapeste. O
sofrimento pela doença que atinge sua grande amiga Lucy, que passa para o lado do vampiro.
Quando Mina vê-se contaminada pela mesma doença que matou sua amiga, toma consciência da
importância que ela tem na destruição de Drácula e desta maneira, ao pedir que Van Helsing a
hipnotize para descobrir o paradeiro do conde ela assume o papel principal para a captura e
eliminação da terrível ameaça que o vampiro representa. Nas últimas páginas, ao ser identificada
pelas três vampiras do castelo, ela não se rende a elas e passa no teste. Daí em diante a morte do
vampiro é apenas conseqüência de uma situação já posta: ela não se entregará ao mal, ela
permaneceu fiel ao bem, ou seja, ao exemplo de mulher a ser seguido. Não obstante, implicam-se
também a jornada dos personagens rumo a seus destinos, estes por vezes incertos, justamente pela
mudança do mundo deles ser tão rápida, assim, não se pode saber, com o nascimento de Quincey