estruturado, conforme Anexo A, para cada membro da Loja da empresa em estudo, ou seja,
participaram: o dirigente, o auxiliar administrativo/financeiro, o encarregado de serviços
gerais e o auxiliar de serviços gerais, totalizando quatro respondentes. Os colaboradores da
Oficina não participaram da pesquisa de clima organizacional por terem vínculo ocasional, ou
seja, estão presentes à medida que tem serviço para realizarem.
À medida que os questionários retornavam, as respostas eram tabuladas numa planilha
eletrônica. O prazo informado para devolução dos questionários foi dia 15 de outubro de
2005. Para reduzir o número de não-respostas, foram feitos contatos diretos com todos os
pesquisados, reforçando a importância de suas opiniões, ocorrendo assim 100% de
participação.
O tipo de análise adotado para o tratamento estatístico dos dados é o método
descritivo de análise, o qual objetiva fornecer informações sumarizadas dos dados obtidos da
amostra como um todo (MATTAR, 1997b).
Nessa pesquisa de clima organizacional, as perguntas que os respondentes não
manifestaram suas opiniões foram consideradas como parte integrante da percentagem de
satisfeitos. Com a finalidade de mostrar consistentemente as características do clima desta
organização nos momentos em que foram investigados, ficou definida a seguinte
parametrização:
Sempre, quase sempre, sim, excelente, maior do que o necessário, o necessário,
muito importante, importante, boa e bom, ótima (o), muito satisfeito, satisfeito, melhor do que
antes, razoável (mente), adequadamente, com meu superior imediato e com os colegas de
trabalho: devem ser tabulados como manifestação de satisfação por parte do respondente.
Raramente, nunca, não, igual, pior do que antes, regular, ruim, insatisfeito,
muito insatisfeito, péssima (o), desinteressante, menor do que necessário, muito má,
inadequadamente, Mais ou Menos, no sindicato e em parte: devem ser tabulados como
manifestação de insatisfação.
A pesquisa de clima organizacional na etapa de avaliação apresentou em relação a
variável relacionamento inter-pessoal, Tabela 5, um índice de 77,77% de satisfação em
contrapartida a 22,23% de insatisfação. Os quesitos que mais contribuíram para este quadro
de insatisfação foram: a pressão exercida pelo chefe sobre o ritmo de trabalho de cada um, o
reconhecimento do superior imediato aos bons resultados alcançados individualmente na
realização do trabalho e a receptividade do superior imediato as criticas dos subordinados.
Estes aspectos comparativamente a pesquisa de clima organizacional realizada em setembro
de 2004, durante a fase exploratória, apresentaram uma significativa melhora pois passaram
de 100% de insatisfação a 50% de insatisfação.
Com referência ao aspecto de previsão de cada um de como estará daqui a dois anos ,
questão 14 do anexo A, obtivemos por parte do encarregado de serviços gerais uma mudança
de opinião pois ele passou de trabalhando em outra empresa, no mesmo cargo para na
empresa, num cargo melhor. O dirigente permanece se vendo trabalhando no mesmo lugar e
no mesmo cargo. E os demais não manifestaram resposta a este quesito.
Em relação a como cada um resolve os problemas do trabalho que lhes afetam,
questão 15 da variável relacionamento interpessoal do anexo A, houve grande mudança na
postura do dirigente que passa a abranger a opção com os funcionários ao invés de, como
expressado anteriormente, consigo mesmo. Enquanto que os demais respondentes mantêm a
opção de com os colegas de trabalho.
Já no quesito das duas principais razões pelas quais cada um trabalha na empresa,
pergunta 18 da variável relacionamento interpessoal do anexo A, só não há alterações na
opinião do dirigente da empresa que permanece justificando sua escolha por falta de uma
outra opção. Os demais respondentes passaram de falta de opção de um outro emprego para,
no caso do auxiliar administrativo / financeiro a opção passa para o trabalho realizado e o
ambiente de trabalho, enquanto o encarregado de serviços gerais optou por trabalho realiza e
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