DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA 35
nos objetivos como nas atividades, a organização de espaço, tempo, agrupamentos (número
de alunos em sala), adaptação de materiais, equipamentos e recursos pedagógicos devem
estar explicitados no projeto pedagógico de inclusão. Cada escola deve ter seu projeto de
inclusão, e cada criança, um plano individual, inserido no plano geral da classe.
Na educação infantil, os objetivos gerais, os conteúdos, os temas e as atividades são os
mesmos. Os objetivos específicos, as estratégias didático-metodológicas, os materiais, os
recursos e equipamentos é que se diferenciam. As atividades e as formas de avaliar são
diferenciadas para todos.
Independentemente do nível intelectual e dos resultados a serem atingidos, os alunos
com necessidades específicas devem ser expostos a situações de aprendizagem em seu
convívio social, ter um currículo acadêmico, aprender sobre linguagem, comunicação, história,
geografia, matemática, arte, música, literatura. Esses conteúdos são conhecimentos essenciais
para a promoção do processo de desenvolvimento e aprendizagem de todos.
Para que a criança com múltipla deficiência participe dessas atividades pedagógicas
tão importantes para o processo do desenvolvimento e aprendizagem, ela necessita de um
professor disponível para dialogar e efetuar a mediação, tanto em termos de comunicação,
como de ajuda física, na realização das brincadeiras e tarefas.
Daí a necessidade de os grupos, na educação infantil, serem pequenos na creche e na
pré-escola, para que haja a inclusão da criança com necessidades educativas especiais no
trabalho em grupo. Dependendo da necessidade de ajuda física contínua, a criança poderá
precisar de tutoria para realização das atividades. Essas questões devem ser discutidas com
a família e profissionais de apoio.
Proporcionar atividades variadas, como fazer e construir coisas, brincadeiras com o
corpo, objetos, jogos, histórias, teatro, música,
modelagem, desenhos que permitam adquirir as
noções de tempo, espaço e causalidade é fundamental
para as crianças com múltipla deficiência.
Essas noções devem ser construídas na ação
funcional, nas brincadeiras e jogos com o corpo, nas
situações concretas de vida, na rotina diária, como
também com jogos pedagógicos adaptados que
permitam a aquisição das noções de classe, série,
quantidade, número, por meio de atividades
contextualizadas. Para isso, as atividades devem ter
começo, meio e fim, e serem adaptadas à possibilidade
de comunicação, compreensão e ação de cada criança.
As estratégias pedagógicas devem priorizar a
formação das habilidades cognitivas e aquisição do
conhecimento, incentivando a criança a fazer escolhas,
manifestar suas idéias, expressar pensamentos,
dúvidas para serem discutidas com os colegas e
professor. Planejar situações-problema para que a